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Católica vai participar do REC’n’Play, festival de experiências digitais criativas

Conhecimento, inovação, criatividade e talento. São essas as ideias que movem o projeto REC’n’Play, apresentado pelo Porto Digital, em co-realização com a Ampla Comunicação, como resposta a quem sempre acreditou na capacidade de Pernambuco para sediar eventos de alto impacto econômico e social. O evento ocorre entre 30 de novembro e 3 de dezembro e foi formatado para acontecer em diversos polos no Recife Antigo internos e externos com atividades simultâneas e sequenciais. O modelo da programação em vários palcos foi pensado para gerar novos vínculos entre os participantes e a cidade. O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo de Pernambuco (Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – Seturel e Empetur) e apoio do Sebrae. O curso de Jogos Digitais da Católica estará presente no evento, com a realização de palestras e wokshops.

O Porto Digital, que nos últimos 17 anos se dedica à promoção de um ambiente vigoroso de inovação, promove o REC’n’Play para dar ao ecossistema local e ao Recife um evento de grande porte que dialogue com a cidade, que já tem projeção nacional e internacional como um ambiente onde a inovação e o empreendedorismo andam juntos com a arte, a cultura, a ciência e a tecnologia.“Não temos a ambição de formular sozinhos todas as questões abordadas pelo festival. Por essa razão, identificamos e mobilizamos parceiros para que eles atuem como curadores do REC’n’Play”, explica Francisco Saboya, presidente do Porto Digital. “Assim, vamos trabalhar as mais diversas áreas, entre elas, games, cidades sustentáveis e inteligentes, robótica e internet das coisas. Todas divididas em trilhas”, completa.

O termo trilha traz uma dimensão conceitual para o festival, implicando na interação entre atividades no campo da educação, que podem se desdobrar em puro entretenimento e que podem, mais adiante, se converter em negócios. Cada trilha está sob responsabilidade de uma curadoria. Os curadores compõem um time formado por pessoas que estão no mercado, na esfera pública ou privada, desenvolvendo serviços de grande impacto em seu segmento. As atividades da programação do REC’n’Play vão interagir umas com as outras. A ideia é que não haja eventos isolados, mas um conjunto amplo potencializado pela interação. “Nosso objetivo é que a cidade se aproprie dela mesma. Pensamos numa programação que ocorra em diversos lugares do Recife Antigo. O objetivo é que o público tenha eventos distribuídos em quase 20 lugares distintos do bairro”, diz Saboya.

Entre os locais que receberão atividades estão a Jump, Apolo Beer Café, Softex Recife, Paço do Frevo, Centro Cultural Correios, Paço Alfândega e ruas e praças do Recife Antigo. “A população que vier ao bairro participar dessa experiência de quatro dias consumirá a cidade de forma intensa. Queremos estimular ao máximo a criatividade, a inovação e as experiências digitais num ambiente lúdico e ao mesmo tempo comprometido em melhorar o espaço em que vivemos”, diz Ugo Portela, produtor executivo do festival. De acordo com Portela, espera-se que o evento atraia um grande público. E que um dos efeitos positivos e já previstos de um bom público seja de que, a partir do evento, o Recife entre na rota de um tipo muito especial de turismo, o da criatividade e tecnologia.

 

Confira a participação da Católica no evento

Tema Palestra: Experiências de uma agência de aplicações interativas na Universidade: Quinta 30/11 – das 17:00 às 18:00
Apresentação da agência de soluções interativas – Combogó Unicap, sua dinâmica e desafios de desenvolver aplicações lúdicas para clientes reais dentro do âmbito acadêmico e sua influência na formação de profissionais para o mercado.
Palestrantes: Breno Carvalho e Anthony Lins (professores da Unicap); Naelson Tomaz, Ednaldo Júnior, Eduardo Temporal e Catherine Aussord (alunos da Unicap)

Tema: Pesquisa sobre o Mercado de Games no Porto Digital: Quinta 30/11 – das 18:00 às 19:00

O trabalho foi publicado e apresentado em um congresso internacional e faz um resgate histórico sobre o mercado de Games no Recife e mapeia as empresas e startups que atuaram e atuantes dentro e fora da área de abrangência do Porto Digital no Recife.
Palestrantes: Breno Carvalho, Anthony Lins e Carla Patrícia (Professores da Unicap)

Tema Palestra: Inovação e percepção de novidade em jogos mobile: Sábado 02/12 – das 14:00 às 15:30
O trabalho de doutorado faz uma análise de jogos bem-sucedidos no mercado iOS entre 2014 e 2016, objetivando identificar quais características em termos de diferenciais e inovação e se estas ‘novidades’ são percebidas pelo público.
Palestrante: Felipe Calado (Professor da Unicap)

Tema palestra: Políticas da Cultura Gamer: Domingo 03/12 – das 10:00 às 12:00
Um debate sobre a relação entre jogadores e desenvolvedores mediado pelos repertórios de memes, analisados a partir de comunicações nas redes sociais.
Palestrante: Fernando Israel Fontanella (Professor Unicap)

 

Título do Workshop:
Como desenvolver seu primeiro ambiente em realidade virtual utilizando o Unity 5 e o Google Cardboard:
Quinta 30/11 – das 16:00 às 17:00 

Nesse workshop você irá aprender o passo a passo de como transformar qualquer ambiente 3D, em um ambiente de Realidade virtual utilizando umas das principais engines do mercado, o Unity 5. Também iremos gerar o APK que irá funcionar nos dispositivos Android em conjunto com o óculos de realidade virtual de baixo custo da Google.

Palestrantes: Naelson Tomaz e Eduardo Temporal (alunos e egressos da Unicap)

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