Católica vai conceder nesta sexta-feira título de Doutor Honoris Causa a um dos maiores químicos do Brasil
|“Ele é um dos maiores especialistas em química analítica do Brasil”, diz o professor Ed Carrazoni. “A grande maioria dos químicos foi aluno dele”, relata a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap, ao qual o curso está ligado, professora Arminda Saconi. “Além de ser uma pessoa extremamente humilde”, completa o professor Wagner Eustáquio, coordenador do curso.
O mercado de trabalho também é motico de comemoração para quem é da área. A Católica já formou mais de 650 profissionais. Atualmente, são 300 alunos frequentando salas de aulas do bloco D e os dez laboratórios do curso. Cabe ao engenheiro químico trabalhar nos processos que transformam a matéria-prima em produto final. Por exemplo, o petróleo em gasolina; a cana-de-açúcar em etanol…”Este profissional também pode atuar no controle de qualidade, pesquisa, ensino ou até ser responsável por laboratórios de análises”, explica o professor Carrazoni ao citar o colega Paulo Loureiro, proprietário da conhecida rede de laboratórios que leva seu nome.
O complexo portuário de Suape e o polo petroquímico ali instalado são apontados como grandes oportunidades de emprego para os engenheiros químicos com algumas unidades previstas para começar a operar em 2012. Há também o polo farmacoqúnimico de Goiana, na Mata Norte, onde serão erguidas a Hemobrás e fábrica da Fiat. “A ideia do curso é adequar, preencher as necessidades do mercado pernambucano”, analisa Wagner.
O curso de Engenharia Química da Católica é oferecido no turno da noite, o que facilita a empregabilidade dos alunos ainda no período estudantil através de estágios. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4124