Católica sediou o I Encontro Norte e Nordeste de Terapias Cognitivas e Comportamentais

O Pró-reitor Administrativo, professor Márcio Waked, deu as boas-vindas na abertura do evento

A Universidade Católica de Pernambuco sediou, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, o I Congresso Norte e Nordeste de Terapias Cognitivas e Comportamentais, que teve como tema “Reflexões sobre Saúde Mental”. O evento, realizado no Auditório G2, no primeiro andar do bloco G da Universidade, foi realizado pelas Associações de Terapias Cognitivas dos estado de Pernambuco (ATC-PE), Alagoas (ATC-AL) e Rio Grande do Norte (ATC-RN), em conjunto com as Delegações de todos os estados do Norte e Nordeste, com apoio do Laboratório da Família da Universidade Católica de Pernambuco – Lafam, da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, e da Faculdade Pernambucana de Saúde.

O congresso foi coordenado pela professora da Pós-graduação em Psicologia Clínica da Unicap, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Família, Interação Social e Saúde” e presidente da ATC-PE, Profa. Dra. Suely Santana, e contou com a participação, na organização, da coordenadora da Especialização em TCC da Católica, professora Maria Eduarda da Costa; a professora Silvia Azevedo e a psicóloga e aluna Talitha Alexandrina, ambas da Especialização em TCC, a ex-aluna Católica de Relações Públicas e coach, Sandra Nunes Lorenzato, a psicóloga Heloísa Albuquerque, além de alunos da Graduação e da Pós-graduação da Católica.

Em sua vasta programação, o I Congresso Norte e Nordeste de Terapias Cognitivas e Comportamentais contou com workshops, conferências, mesas-redondas, palestras, apresentação e premiação de pôsteres, sessões de autógrafos e momento cultural com a apresentação do MBP Unicap. Participaram palestrantes de renome nacional, regional e local, como: Profª. Drª. Carmem Beatriz Neufeld – USP-Ribeirão Preto; Profª. Drª. Marilda Novaes Lipp – Presidente da FBTC; Sandra Uchoa – Clínica Simbios; Ismael Costa – UFPB; Henrique Sousa – IMIP; Profª. Drª. Neuciane Gomes – UFRN; Profª. Drª. Tatiana Bertulino – UPE Garanhus; Profª. Drª. Nazaré Hayasida – UFAM; Profª. Drª. Nielky Nóbrega – UNIT-AL; Profª. Drª. Suely Santana – Unicap; Melyssa Galdino – UFPB; Profª. Drª. Shirley Simeão – UFPB; Natany Batista – UFPB; Camila Borba – UFAM; Edvânia Barbosa – UFAM; Prof. Ms. Iagê Donato – ILES/ULBRA; Prof. Dr. Caio Setúbal – IMIP; Gésica Bergamini – FAEMA/CIAP; Prof. Dr. Leonardo Machado – UFPE; Prof. Dr. Spencer Hartmann Junior – UPE; Prof. Dr. Leopoldo Barbosa – FPS; Profª. Drª. Reginete Cavalcanti – UFRPE, e o Prof. Dr. Amaury Cantilino – UFPE.

O evento, que teve a participação de professores e alunos da Unicap e participantes de todos os estados das Regiões Norte e Nordeste, foi considerado um sucesso pelos organizadores. Acompanhe os temas abordados no Congresso: “Como o Estresse Afeta a Nossa Qualidade de Vida?”; “Esquizofrenia e Perspectiva de Tratamento”; “Do Raciocínio Clínico à Intervenção: Quem São os Terapeutas que Vamos Formar?”; “Para que Desenvolver Habilidades Socioemocionais na Vida?”; “Práticas Clínicas em TCC: Aplicações de Promoção e Prevenção da Saúde no Contexto Clínico”; “Inovações em pesquisa no Amazonas: Os bastidores das variações em Terapias cognitivas e comportamentais”; “Panorama da Formação de Terapeutas Cognitivo- Comportamentais em Rondônia”; “Gratidão e emoções positivas: integrando a psicologia positiva à terapia cognitiva processual”; “A Esperança na Clínica: A Última que não Morre”; “Saúde mental e consumo de drogas entre profissionais cuidadores”; “Como Manejar os Casos Difíceis na Clínica da TCC?”; “TCC na Gravidez e no Pós-Parto”; “Os desafios na Prática Clínica com Adolescentes” e “Transtornos Alimentares”.

Veja a galeria de fotos do evento: