Católica sediará Torneio Internacional de Mediação

Fernando Lapa

O Núcleo de Prática Jurídica da Católica (Astepi) irá sediar, entre os próximos dias 1 e 4 de setembro, o I Torneio Internacional de Mediação. O evento é organizado pela Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 6ª Região (Esmatra 6) sob a supervisão da The Internacional Academy of Dispute Resolution (INADR) e com o apoio institucional dos cursos de graduação e de mestrado em Direito da Unicap.

O coordenador da Astepi, Prof. Fernando Lapa, destaca a importância da mediação para a formação dos futuros advogados. “O novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016, já prevê a mediação como parte do processo. Em vez de litigar, vamos fazer as partes dialogar mais. É um avanço extraordinário para os operadores do Direito. O advogado terá um papel importante na conscientização do cliente sobre a conciliação”. Lapa ressalta também que esta é a primeira vez que um torneio desse tipo é realizado no Nordeste do Brasil.

Podem participar da competição, equipes de qualquer faculdade de Direito do Brasil e do exterior. A inscrições devem ser feitas até o próximo dia 31 de agosto pelo e-mail esmatra@terra.com.br. Não há limite quanto ao número de equipes de uma mesma instituição.

Torneio Internacional de Mediacao (2)As equipes podem ser formadas por alunos da graduação, especialização, mestrado em Direito ou egressos com menos de doze meses de formados, desde que eles não tenham atuado profissionalmente como advogados.

A competição será realizada na sede da Astepi, localizada na Rua Afonso Pena, Nº 249, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Pela manhã, das 8h às 12h e à tarde, das 13h às 17h.  Vale ressaltar que toda a disputa será desenvolvida em inglês.

O torneio será organizado em duas etapas, sendo uma fase de treinamento (1º e 2 de setembro) e a outra de competição (3 e 4 de setembro). O treinamento será dedicado à preparação das equipes e dos julgadores, envolvendo aulas teóricas e práticas sobre mediação sob a condução do diretor do torneio, o professor da Drake University (Iowa-EUA), Dick Calkins.

A cada rodada, haverá uma equipe representando o autor (com um advogado e um cliente), outra equipe representando o réu ( com um advogado e um cliente), e dois mediadores de outras equipes que não participam da disputa. Eles vão mediar um caso fictício a ser apresentado pela organização do torneio. Cada disputa terá 90 minutos de duração.

A Esmatra fornecerá certificados de participação para cada competidor  e cada julgador. Os vencedores ganharão bolsas integrais em cursos de pós-graduação e/ou preparação promovidos pela Esmatra. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3426-0110 ou 3241-8705. Confira a íntegra do Edital do I Torneio de Mediacao.