Católica sedia premiação da VI Olimpíada Brasileira de Matemática

A Universidade Católica de Pernambuco irá sediar, nesta terça-feira, às 15h, no auditório G2, a cerimônia de premiação da VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A organização da solenidade está a cargo do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Unicap, professor Vicente Francisco. O evento terá a participação do presidente do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, considerado um dos matemáticos mais conceituados do Brasil.

Camacho possui graduação em Ciências e Físicas Matemáticas pela Universidad Nacional de Ingenieria (1964); mestrado pela Associação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1966); e doutorado pela University of California (1971). Atualmente é professor titular da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, presidente do Conselho Científico do Instituto de Matemática y Ciencias Afines; membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Conselho Científico da Centre International de Mathématiques Pures Et Appliquées e colaborador da International Centre for Theoretical Physics.

A solenidade de premiação irá agraciar 17 estudantes com medalha de ouro; 34 com prata; e 35 com bronze. Outros 609 estudantes receberão menção honrosa. Três escolas serão premiadas com kits esportivos, livros e vídeos com conteúdos de matemática e ciências. São elas: Escola de Referencia em Ensino Médio de Bezerros; Centro de Ensino Experimental de Panelas; e o Centro de Ensino Experimental de Timbaúba.

Os professores que se destacaram no estímulo e formação de alunos no campo da matemática também serão homenageados: Edson Binga da Rocha, da Escola de Aplicação Profª Vande Souza Ferreira, em Petrolina; Fabio Girao, da Escola Do Recife – Fcap UPE; Lucia de Fatima Durão Ferreira, do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE.

A solenidade contará ainda com as presenças do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; e do secretário de Educação de Pernambuco, Profº Drº Anderson Gomes. A VI OBMEP é uma realização Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA; Ministério da Ciência e Tecnologia; e Ministério da Educação. E tem o apoio do CNPq, da Sociedade Brasileira de Matemática e Universidade Católica de Pernambuco.