Católica sedia jornada sobre estudos de drogas

Foto: Carolina Nogueira
Presidente da ABEAD

A Universidade Católica de Pernambuco sediou, na manhã desta quinta-feira (30), a X Jornada Unicap e IV Jornada Regional de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), que teve como tema Drogas, Violência e Cidadania.. O evento, realizado no auditório G2, foi organizado pelo Instituto Humanitas e pela Clínica de Psicologia da Unicap, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas – ABEAD, com o Assista, Espaço Família e o Ministério Público de Pernambuco.

A mesa de abertura contou com as presenças do Pró-reitor Comunitário e Coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Cirne; do presidente da ABEAD, Dr. Joaquim Ferreira de Melo Neto; pela cordenadora do CAOP Infância e Juventude/MPPE, Drª Ana Carolina Magalhães.

Supervisor Técnico do Programa Atitude

O Padre Lúcio agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância do tema ser debatido e parabenizou a Clínica de Psicologia pela Jornada. DrªAna Carolina agradeceu o convite e comentou que o uso de drogas é um problema em todo o estado. “É um problema que vai de Fernando de Noronha até Afrânio, última cidade de Pernambuco”, ressaltou. Já o Dr. Joaquim falou sobre novas formas de pensar e enfrentar o problema. O presidente da ABEAD criticou as propagandas de cervejas, que sempre mostram um rapaz sarado com muitas mulheres bonitas em volta. Ele também criticou bares perto das escolas, e pediu uma melhor fiscalização. Finalizando, enfatizou a importância de uma vida saudável e de praticar esportes, além de um diálogo aberto e franco sobre o assunto nas famílias.

Em seguida, houve outra conferência com Paulo de Tarso Melo, supervisor técnico do Programa Atitude do Governo do Estado, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Ele e explicou como funciona o Atitude Acolhimento e Apoio, que  consiste na modalidade de casa de passagem, com funcionamento 24h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e seus familiares. A capacidade é de 30 atendimentos durante o dia e 10 no período da noite. Atualmente, ele já é realidade nos municípios do Caruaru, no Agreste; no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; e na cidade de Floresta, no Sertão. Há também oAtitude de Rua, que funciona com três carros adaptados com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educadores, realizando atendimento nas principais comunidades da região. Cada unidade móvel acompanha 50 pessoas. Após as explicações, as pessoas da plateia fizeram perguntas.