Boletim Unicap

Católica sedia I Encontro Temático sobre Adoção

Foto: Carolina Nogueira

A Universidade Católica de Pernambuco sediou na sexta-feira passada (11) o I Encontro Temático sobre Adoção. O evento, realizado no auditório G1, teve início às 8h com palestra ministrada

Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco

pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

No seu discurso, o magistrado ressaltou a importância do encontro e falou sobre o Programa Acolher, que é um programa que atende a mulheres que manifestam o interesse de entregar sua criança para adoção. O programa tem como objetivo proteger o direito da convivência  familiar das crianças e garantir o direito de mulheres decidirem sobre a maternidade. As mulheres que são atendidas pelo Acolher comparecem diretamente nas Varas da Infância e Juventude ou são encaminhadas pelos serviços da Rede de Proteção Social do município.

Lá elas são acolhidas por uma equipe de profissionais (psicólogos, assistentes sociais, pedagogos) para tomarem a decisão de entregar sua criança ou não. Ele também comentou sobre a importância de garantir condições, não só para mães da capital como também para as do interior,  e fez um apanhado histórico mostrando que as leis de antigamente aumentavam e contribuíam para os tabus ligados à adoção. Hoje, a legislação mudou, visando a garantir à criança o direito de ter uma família e acabar com os preconceitos. Ressaltou ainda os pontos a serem trabalhados para as melhorias na área. “É de extrema importância garantir o direito da mulher em ter o acesso à saúde e ter acompanhamento por parte do Estado, além de sistematizar as práticas ligadas ao tema e expandir e qualificar a rede de pessoas inseridas nessa realidade”, afirmou o desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

I Encontro Temático sobre Adoção

E encerrou buscando discutir a ampliação da qualificação dos servidores, magistrados e profissionais de outros órgãos inseridos no programa, e pensa em debater o panorama das adoções em todo o Estado. O tema da palestra será: “Os avanços da legislação no âmbito do direito à convivência familiar e comunitária no Brasil: parâmetros legais da entrega de crianças para adoção”

Psicóloga, psicanalista e coordenadora técnica do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo

Às 9h15  foi a vez da psicóloga, psicanalista e coordenadora técnica do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo, Maria Antonieta Pisano Motta, fazer a palestra  “A mulher e a maternidade no mundo contemporâneo: crenças e mitos”. A psicóloga traçou a real situação das mulheres que entregam seus filhos para a adoção, sua contextualização histórica, o panorama atual e a questão da entrega direta, do abandono e da adoção legal e suas respectivas diferenças. “Muitas mulheres não sabem que podem entregar seu filho e que serão bem tratadas e acompanhadas, acham que serão punidas.”

O evento pela manhã contou também com a presença da secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Cristina Buarque, e da professora e coordenadora do Serviço de Orientação à Filiação Adotiva da Católica (Sofia), Edilene Queiroz.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário