Católica sedia Fórum Nacional dos Coordenadores de Engenharia Ambiental

Teve início na tarde desta terça-feira (23), na Universidade Católica de Pernambuco, o 17° Fórum Nacional dos Coordenadores de Engenharia Ambiental. A primeira palestra do encontro foi sobre “O papel do engenheiro ambiental diante das mudanças climáticas globais: desafios e competências”, ministrada pelo presidente interino da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (ASBEA), Carlyle Torres. Fizeram parte da mesa a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unicap, Leonie Asfora, e a secretária geral da ASBEA e pesquisadora adjunta da Fundação Joaquim Nabuco, Lúcia Helena Xavier.

Na palestra, os coordenadores de diferentes estados brasileiros puderam identificar as três áreas que englobam a engenharia ambiental e suas atribuições profissionais. São elas: recursos naturais, recursos energéticos e gestão ambiental. “O profissional dessa área precisa ter uma visão integrada porque só assim consegue resolver os problemas ambientais”, disse o palestrante.

Para falar sobre mudanças climáticas, Carlyle apresentou algumas evidências sobre causas e consequências, como o aumento da temperatura do globo e do nível do mar, o derretimento das geleiras, a maior frequência e intensidade de furacões e tornados, dentre outros. “O aquecimento global e suas consequências sobre as atuais e futuras gerações, principalmente sobre as populações mais pobres, já podem ser sentidos. As sementes de um outro modelo de desenvolvimento são visíveis por meio de iniciativas na busca de uma revolução energética. O fortalecimento comunitário e a gestão de políticas públicas são fatores fundamentais para a reversão do processo de distribuição planetária em curso”, concluiu Carlyle Torres.

A professora Leonie Asfora falou da importância do evento. “O nosso principal objetivo nesses dois dias é uniformizar os cursos de Engenharia Ambiental, caracterizar a matriz curricular e fortalecer as bases do curso em todo o Brasil, além de esclarecer o papel e atribuições do engenheiro ambiental”, concluiu Leonie.

O coordenador e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul,  Maciel Donato,  resolveu participar do fórum por ser tradicional e ter uma periodicidade. “Vim discutir e trocar experiências sobre as grades curriculares do curso de Engenharia Ambiental. A tarde de hoje correspondeu à minha expectativa”, ressaltou.

O professor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) Tiago Santos e Souza veio conferir o 17° fórum, pois este é o quarto ano do curso. “Estamos querendo montar e ajustar nossa grade curricular. Adorei este primeiro dia”, elogiou Tiago.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Tocantins (UFT), Juan Carlos Valdés, resolveu participar das palestras pelas proporções que a Engenharia Ambiental está tomando. “Quero discutir especificamente a grade curricular, além de trocar experiências com outros coordenadores”, enfatizou.