Católica sedia colóquio sobre Estado laico e diversidade religiosa
|Aconteceu na noite desta quarta-feira (11), na Universidade Católica de Pernambuco, o colóquio “Vozes evangélicas: laicidade do Estado e respeito à diversidade religiosa”. Integraram a mesa de debate Sônia Mota, Romi Bencke, Reginaldo José da Silva, Joanildo Burity e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós0graduação, Valdenice José Raimundo, que coordenou o momento realizado na sala 505 do bloco G e organizado pelo Centro de Estudos Anglicanos e pelo Coletivo Vozes Maria.
“O colóquio reúne um grupo de evangélicos que pensam de forma respeitosa com relação a outras crenças. Vamos sentar e pensar um pouco sobre isso, levando em consideração que estamos diante de um momento de muita intolerância, não só religiosa, mas também em outros tópicos, como a orientação sexual, por exemplo”, pontuou Valdenice, mestra e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.
A proposta do colóquio consistiu em discutir esses dois temas – o Estado laico e a diversidade religiosa, considerando, sobretudo, o atual cenário político do país. A reverenda da Igreja Episcopal Anglicana, Lilian Conceição da Silva, presente ao encontro, defendeu o objetivo central do colóquio e sua importância. “Precisamos assegurar essa ruptura que deveria existir entre Estado e religião, como está na Constituição. O Estado não pode ser religioso, as pessoas podem – ou não – ser religiosas, o importante, na verdade, é garantir o respeito e a humanidade de todos”.