Boletim Unicap

Católica recebe homenagem do CineCreed

Fotos: Alex Costa

A Católica foi homenageada, na manhã desta terça-feira (21), durante a abertura do CineCreed. O Festival de Cinema promovido pelo Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco está na sua nona edição.

A sessão de abertura exibiu o documentário Pedro Jorge: Uma vida Pela Justiça, uma co-produção entre a Unicap e o Ministério Público Federal. A exibição aconteceu no templo evangélico do Centro. Entre o público, além de reeducandos, havia representantes das duas instituições e do Comando da PMPE.

A ligação da Unicap com o Cine Creed começou na primeira edição do festival, no ano de 2009, quando o então coordenador do curso de Jornalismo, professor Alexandre Figueiroa, firmou uma parceria com a organização do evento disponibilizando vídeos de trabalhos de conclusão de curso para exibição no CineCreed.

De lá para cá, o CineCreed já exibiu cerca de 300 produções. “O eixo curatorial do festival é a pluralidade. Já tivemos filmes que abordam questões ligadas à Ditadura Militar no Brasil, violência do Estado e reivindicações de movimentos sociais”, explicou o organizador do Cine Creed, Tenente Coronel Francisco Pires.

Antes da exibição do filme, o diretor do Creed,  Tenente Coronel Marcos Fernandes, destacou a contribuição da iniciativa para a ressocialização dos reeducandos. “É uma forma de levar ao reeducando à ressocialização, propondo a ele um momento de interação social”, disse ele, citando o primeiro artigo da Lei de Execuções, que prevê “integração harmônica”.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, não pode comparecer por estar em São Paulo, mas fez questão de enviar um vídeo parabenizando e agradecendo a homenagem, que foi exibido logo depois do filme. “O Cin Creed corresponde ao objetivo maior da Unicap, que é o de trabalhar a humanização a partir da realidade. Que o CineCreed seja uma incubadora para outras iniciativas humanizadoras para o sistema prisional brasileiro”.

Padre Pedro foi representado pelo assessor cultural da Universidade, o jornalista e cineasta Leo Tabosa. “É uma grande honra representar a Unicap nesta ocasião. Foi aqui no CineCreed que um filme meu foi exibido pela primeira vez”, disse ele, ao relembrar a exibição do seu trabalho de conclusão de curso de jornalismo “Retratos”.

Já o Ministério Público Federal foi representado pela Procuradora Regional Socorro Paiva, que chamou a atenção para o legado do colega assassinado durante o exercício da profissão. “Esse documentário é gratificante e muito bem aceito. Por onde passa, em todos os lugares onde sido exibido, a reação do público é comovente. Pedro Jorge morreu por defender a integridade da moral e do patrimônio público. Ele não pode ser esquecido”.

Entre a próxima sexta (24) e domingo (26), o IX CineCreed exibirá 21 curtas-metragens, que serão projetados ao ar livre, no pátio do Creed. O festival é aberto ao público, que pode atuar como jurado na mostra competitiva. As sessões começam sempre às 18h30.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário