Católica realiza XVIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu de 9 a 11 de novembro o XVIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. Um dos objetivos do evento foi refletir sobre o papel da educação no desenvolvimento da cultura e respeito aos direitos humanos, além de discutir a importância da educação escolar para o exercício da cidadania. Valorizar o estágio como elemento de fundamental importância na formação profissional e socializar a produção dos alunos nas escolas campo de estágio também foram assuntos discutidos no evento.

O seminário foi realizado no auditório do bloco B, nas salas de aula do 3º andar e o encerramento foi no Centro Cultural Padre Tavares de Bragança. Atividades como a palestra proferida pelo Prof. Manoel Moraes, com o tema: Educação em Direitos Humanos: desafios e perspectivas; oficinas pedagógicas e a Mostra de vídeo: O estágio no Curso de Pedagogia, além, claro, da apresentação dos pôsteres, que ocorreu no Centro Cultural Padre Tavares de Bragança movimentaram os três dias de seminário.

A organizadora do evento e professora da Católica, Maria Helena da Costa Carvalho, para ampliar a reflexão do evento fez referência a uma citação da educadora Marisa Formolo Della Vechi, que diz: “A escola que queremos é a que trabalha a educação como prática social transformadora. Essa escola pública e de qualidade não faz parte da tradição educacional. É uma escola em construção. Pressupõe uma concepção de educação libertadora, através da reestruturação curricular, gestão democrática, formação e valorização profissional, avaliação emancipatória e princípios de convivência fundados na ética do coletivo, que reconhece a individualidade de sujeito, que se educa, educando”.