Católica realiza palestra com o professor Ângelo Giuseppe para discutir Etnoecologia e Etnobiologia

Por Itthallyne Marques

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou sexta-feira (12), das 10h30 às 12h, no auditório G2 da Instituição, uma palestra com o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Ângelo Giuseppe Chaves Alves, com o tema “Para além do bem e do método: porque ‘fazemos’ Etnobiologia e Etnoecologia?”. O evento faz parte do VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (VIII SBEE), que finaliza hoje uma série de debates iniciados no útimo dia 8.

Ângelo Giuseppe questionou quais as contribuições que os etnoecólogos e etnobiólogos  podem trazer para as pessoas. Baseou-se em pensamentos de Friedrich Nietzsche e Thomas Kuhn e utilizou-se das questões éticas, metodológicas, e das motivações pessoais para definir Etnoecologia e  quem somos. O palestrante apresentou a ideia de que questionar a ciência  significa valorizá-la e complementou dizendo que esta  avança com diálogos, interfaces e tem o dever de atender as demandas sociais.

Foi distribuído para o público, antes da palestra, o texto “Diante da Lei ou Parábola do Porteiro”, de Franz Kafka, para integrá-lo ao tema e após a conclusão do palestrante, seguida por muitos aplausos de um auditório cheio, as pessoas tiveram a oportunidade de se pronunciarem e fazerem perguntas ao professor.

Ângelo Giuseppe é Doutor em Ecologia e professor da Graduação e Pós-Graduação da UFRPE, onde fundou a disciplina de Etnoecologia em 1997. Ele considera importante este evento, pois reúne e integra pessoas de diferentes conceitos e posturas. “É necessário estabelecer pontes entre pessoas de várias regiões, de diversas instituições de ensino, e também entre as ciências sociais e naturais, para que as aplicações beneficiem a sociedade. Creio que a VIII SBEE possibilita isto”, afirma.

O gaúcho Gilberto Rodrigues é professor de Ecologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e participa da SBEE pela terceira vez. Ele considera interessante a realização do evento, pois promove uma reflexão coletiva e individual na pesquisa acadêmica e na vida social. “Percebo que o número de palestrantes e de participantes tem crescido. No Congresso anterior recebemos em torno de 250 pessoas. Neste ano, ultrapassamos a cota de 750”, ressalta.

Davi Codes é estudante de Biologia na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, e afirma que veio a Pernambuco exclusivamente para o Congresso. “O evento é maravilhoso, tanto nas discussões levantadas quanto na organização. O cuidado dos realizadores com os horários e em fazer crachás para identificar os participantes me surpreendeu”, destaca.

O VIII SBEE é uma parceria da Unicap com UFRPE e acontece de 8 a 12 de novembro de 2010 com a proposta de discutir a ciência para atender as demandas sociais.