Católica realiza III Semana da Consciência Negra

Na manhã desta segunda-feira (08) foi dado início à III Semana da Consciência Negra da Unicap, no 1º andar do bloco B, no teatro da Católica. Com o tema “Abolição – uma obra inconclusa” a semana recorda o líder quilombola Zumbi dos Palmares, que celebra 315 anos de martírio e a Abolição da Escravidão, que completa 122 anos em 2010. De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unicap, Padre Clóvis Cabral, o tema do evento foi inspirado no pensamento do abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco.

A execução do hino nacional brasileiro na versão afro-brasileira do grupo cultural Olodum e as orações inter-religiosas conduzidas pelo Pai Luis de Ogodô deram o tom de celebração do evento. No início ele entoou o “canto para Exu”, o Orixá do caminho e patrono da comunicação e finalizou com o canto para Oxalá, Orixá da vida e patrono da Paz.

A abertura do evento contou com as presenças do Reitor, Padre Pedro Rubens, do educador e secretário do Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Étnico-Racial (CEPIR) representante do governo do estado de Pernambuco, Jorge Arruda, e da jovem estudante do 5º período de Administração da Unicap, Lidionete Elias, que representou a comunidade angolana e africana residente na cidade do Recife.

A estudante ressaltou que o evento refletirá a inserção do negro na sociedade; uma tentativa de recordar a cultura negra e, também, de discutir a liberdade em um país tão racista como o Brasil. Já o secretário Jorge Arruda, falou que 45% da população do Recife é negróide e lembrou que o Brasil depois da Nigéria é o país mais negro do mundo. O Reitor fez referência à lei nº 10.639, que estabelece que os ensinos fundamentais, médios e superiores, oficiais e particulares, são obrigados a incluírem na grade curricular o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

A III Semana da Consciência Negra da Unicap irá acontecer até quarta-feira (10) na Católica em três locais: no teatro da Unicap, localizado no 1º andar do bloco B; no auditório da Empresa Júnior da Unicap – Unicap Júnior, que fica na Rua Almeida Cunha, 252, ao lado do Fórum Universitário; e na ‘sala-auditório’ do bloco B, sala 801, no 8º andar. No link abaixo você confere a programação completa do evento.