Católica realiza a palestra “Investimento e especulação: ciência e arte na negociação com ações”

“Investimento e especulação: ciência e arte na negociação com ações” foi o tema da palestra que o professor da Universidade Católica de Pernambuco Silas Pacheco Figueira realizou quarta-feira (14), às 19h, na sala 504 do bloco G. A palestra foi promovida pelo Centro de Ciências Sociais (CCS).

O professor Silas Pacheco Figueira é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo, mestre em Finanças pela Universidade Mackenzie, coordenador do MBA em Finanças e Controladoria da Unicap e professor do CCS. Trabalhou também na área financeira, em corretoras, em administradora de recursos e hoje, além de professor, atua como investidor independente.

A palestra consistiu, segundo o palestrante, em fazer uma colocação aberta a respeito da ciência e da arte na negociação com ações. “A gente apresentou alguns pensadores da área financeira, das finanças, Harry Markowitz, Willian Sharpe e Eugene Fama, que são três teóricos que fundamentam o pensamento em finanças nos dias de hoje. Esses pensadores trabalham a ideia do investimento, em termos de economia real, e a gente faz a contraparte da especulação que é mais a parte artística, porque é uma coisa que depende mais da emoção, mais da construção de um cenário, de uma expectativa e isso está muito vinculado à parte emocional da pessoa. A grande dificuldade que existe nas pessoas que negociam com ações é conciliar essa parte emotiva com a racionalidade científica exigida”, explica o professor Silas Figueira.

O palestrante enfatizou a importância dessa temática para participantes. “Os alunos ganham com essa palestra porque são conteúdos abordados em sala de aula, principalmente para os alunos de Ciências Contábeis, de Administração e de Economia. Então, nesse caso, nós temos uma apresentação, uma visão mais prática do que é a teoria que eles aprendem em sala de aula, seria um contribuição prática para o dia a dia do aluno.”