Católica promoverá seminário sobre superdotados

O grupo de pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco coordenado pela Profª Drª Vera Borges de Sá promoverá seminário temático, no dia 10 de agosto, às 15h, no auditório Dom Helder Camara, no térreo do Bloco A. O evento, cujo tema será “Altas Habilidades/Superdotação, direitos e cidadania”, contará com a presença de Karla Júlia Marcelino, da Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco – OGE/PE e outros convidados.

O objetivo do encontro é divulgar, esclarecer e alertar gestores educacionais, quanto à negação da cidadania para alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD. Pretende, sobretudo, sensibilizar a comunidade universitária e a sociedade civil para discutir temas transversais sobre “superdotação” referentes aos descumprimentos das leis, dificuldades enfrentadas nas instituições escolares e
supressão de direitos.

De acordo com a professora Vera Borges, quando se aborda a inclusão educacional no meio acadêmico, há uma tendência natural para notar apenas estudantes no contexto da deficiência, autismo e Down. Isso porque as pessoas ficam mais tocadas e sensibilizadas ante qualquer forma de exclusão sofrida por esses alunos.

Segundo ela, sobre “superdotação” existe certa descrença. Muitos nem acreditam na sua existência e desconhecem a diversidade de perfis dos superdotados, que não tende exclusivamente para o arquétipo de alto rendimento acadêmico. Além do mais, grande parte desses estudantes padece nas salas de aulas, porque não tiram notas altas e tampouco exibem excelência nessa concepção linear de inteligência.

Para ela, a omissão dos educadores para pensar uma Educação Inclusiva na
diversidade de expressões da inteligência, somadas à negação da existência desses alunos, impelem esses jovens para a invisibilidade de seus talentos, o que constitui profundo desrespeito a sua cidadania.