Católica promove curso para tirar dúvidas sobre declaração do Imposto de Renda

Quem é obrigado ou isento de declarar Imposto de Renda? Como declarar os bens e direitos? Quais os bens que devem ser declarados? Para doações realizadas, qual é o procedimento? Perguntas como essas foram respondidas durante o curso Imposto de Renda Pessoa Física DIRPF 2010 – Aspectos Gerais e Instruções de Preenchimento das Fichas, ministrado pelo professor de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Israel Ferreira de Lima. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), na sala 510 do bloco A.

Metodologia abordada agradou o público

“Para mim, o curso foi válido, pois consegui transmitir a ideia sobre o que é Imposto de Renda. Enfoquei os pontos principais: o que o sistema faz, como o contribuinte pode se beneficiar e a importância de cumprir com as regras fiscais”, resume Israel.

A metodologia utilizada pelo professor consistiu na apresentação do programa IRPF 2010. Cada item foi explicado com especificidade aos contribuintes presentes, através do preenchimento das etapas de fichas da Declaração de Ajuste Anual. Israel também abordou as mudanças ocorridas no ano de 2009 para 2010. A principal delas é direcionada aos sócios de empresa: aquele que não possui rendimento não é mais obrigado a declarar.

O curso atraiu um público variado, como estudantes da Universidade e pessoas sem vínculo algum com a instituição de ensino. Através de notícias veiculadas pela imprensa, o administrador de empresas Ruy Araújo Lima, de 62 anos, ficou sabendo do curso. “Eu me responsabilizo pela declaração de Imposto de Renda de toda a família. Faço por vontade própria e sem cobrar nada. Por isso, achei conveniente participar do curso”, afirma.

Contribuinte aproveita o curso para auxiliar familiares

O professor Israel Ferreira enfatizou a obrigação em declarar caderneta de poupança ou conta corrente – acima de R$ 140 -, imóveis, veículos e pagamento de doações efetuadas – informando o nome, CPF ou CNPJ e valor. Formada em Direito e Psicologia, a ex-aluna da Católica Ledjane Lopes  sentiu dificuldade ao declarar o Imposto de Renda. “Vim tirar dúvidas que encontrei ao ter que declarar IR. Achei interessante a didática optada por ele durante a aula”, conta a contribuinte.

Informações específicas foram almejadas pela estudante

A aluna do décimo período de Direito da Católica Azenete Priscila também se interessou pelo curso com o objetivo de adquirir conhecimentos mais específicos em torno do procedimento da contribuição. “São informações que nós precisamos saber para nossa vida. Trabalho em uma empresa onde sempre alguém me pergunta sobre isso”, conta a estudante, enfatizando ser necessário a pessoa estar apta a respeito do assunto para não perder espaço no mercado profissional.