Católica promove curso de aperfeiçoamento em religiões de matriz africana, afro-brasileira e indígenas

Fotos: Paulo Maia

Foi com grandes nomes do meio afro-brasileiro, entre eles Pai Ivo de Xambá, que teve início, nesta quarta-feira (11), a aula inaugural do curso “Aperfeiçoamento em teologia para sacerdotes e sacerdotisas das religiões de matriz africana, afro-brasileiras e indígenas”. Para abrir o curso, que teve sua primeira aula no Centro Cultural da Unicap, foram convidados o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap, Gilbraz Aragão; o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap, Padre Clóvis Cabral; o secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir); e a assessora de Comunicação Social da Fundação Cultural Palmares, Suzana Varjão.

De acordo com Padre Clóvis, o objetivo do curso é aperfeiçoar conhecimentos já existentes oferecendo uma base nos ensinamentos da História da África e do simbolismo religioso das religiões de matriz africana de uma forma mais sistematizada às normas acadêmicas. Esses ensinamentos normalmente são passados de geração em geração, dentro das famílias, e, com o curso, esses ensinamentos ganharão um respaldo acadêmico.

Uma primeira turma, com 81 inscritos, foi iniciada apenas para os babalorixás no dia 3 de maio. A turma, com 62 inscritos, que teve início nesta quarta-feira (11) é mista. Pesquisadores, na sua maioria iniciados, e pais de santo compõem a sala. As aulas acontecerão todas às segundas e quartas-feiras, na Unicap Júnior, às 18h30. Os alunos receberão certificado da Coordenação de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco.

Mais fotos, clicar AQUI