Católica participa de solenidade dos 80 anos de fundação do Crea-PE

Plen-solene-1
Representando a Unicap e o CCT, professor Joaquim Oliveira, o 1º do lado direito

Com informações do Crea-PE / Rui Gonçalves

A Universidade Católica de Pernambuco participou da Plenária Solene em comemoração aos 80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE, realizada nesta quarta-feira, dia 23, no Auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco, Fiepe. Representando a Unicap e o Centro de Ciências e Tecnologia, CCT, o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Joaquim Oliveira, integrou a mesa solene. O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, também é professor da Católica.

Na abertura, José Mário destacou a história de conquistas e consolidação do Regional Pernambucano. “O Brasil experimentou importantes avanços no campo cientifico e tecnológico. Em todas essas mudanças da sociedade, o Crea-PE cresceu e se fortaleceu, cada vez mais aberto à sociedade, menos cartorial e corporativo e mais atuante.  Em todo este tempo, a instituição sempre foi protagonista seja na regulamentação e exercício das atividades profissionais, seja no aperfeiçoamento das áreas tecnológicas ou na defesa dos interesses da sociedade”, ressaltou José Mário Cavalcanti.

plen-solene-2

Em seu pronunciamento, o presidente também destacou a contribuição de cada ex-presidente e colaboradores, que ajudaram a construir a imagem participativa e dinâmica do Regional. “Desde 1934, o Crea-PE foi dirigido altivo e soberanamente, em parceria com seus colaboradores, por ilustres cidadãos e profissionais do Sistema, para os quais expressamos nossos mais elevados protestos de respeito e de admiração. A todos os ex-presidentes, lideres incontestes de nossa categoria profissional,  que doaram parte de suas vidas e dedicaram tempo para assumirem tal responsabilidade como gestores e assim contribuíram com o fortalecimento do Conselho. A todos os ex-presidentes, dedicamos aqui o nosso reconhecimento, nossa eterna gratidão e as nossas justíssimas homenagens pelo relevante serviço prestado ao Sistema Confea/Crea”,  destacou.

O presidente do Crea-PE ainda prestou uma homenagem a todos os colaboradores que passam pelo Regional nesses 80 anos de história. “Aos nossos valorosos colaboradores, também devemos o que fomos e o que representamos hoje. Cito especialmente a colaboradora mais antiga, Arlete Franco Belo, que tem 66 anos de serviço prestado e, em seu nome, tributo as nossas homenagens a todos os que fazem o Crea-PE”, afirmou José Mário. Ele ainda aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem in memoriama ex-colaboradora Eugênia Falcão, que faleceu este ano.

Para finalizar, o presidente ressaltou a felicidade de estar à frente da instituição em duas datas tão importantes para o Regional. “Sinto-me privilegiado por poder comemorar os 75 anos, festejado no início de minha gestão em 2009, e os 80 anos, agora em 2014, de existência deste órgão”, finalizou.

Para o 1° vice-presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Arnaldo Cardim, uma data como o aniversário de 80 anos de existência do Regional merece uma comemoração a altura. “Eu estou orgulhoso e honrado de participar da diretoria num momento histórico para o Crea-PE.  Acredito que todos que fazem parte do Sistema devem estar felizes com o reconhecimento e fortalecimento do órgão. E uma data assim precisa ser comemorada e festejada durante muito tempo. Por isso, nós organizamos um calendário com diversos eventos para marcar de forma positiva a todos”, explicou Cardim.

Já o atual chefe de gabinete e ex-presidente do Conselho, Osvaldo Fonsêca,  reafirmou o comprometimento do Crea-PE com o serviço prestado a sociedade. “A partir da gestão do grande Jaime Gusmão, nós tivemos um Conselho mais aberto à sociedade, disposto a se envolver em todas as questões do dia a dia da sociedade”, destaca Fonsêca. Para ele, o serviço prestado como a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), ação desenvolvida em sua gestão, no ano de 1989, e adotada por todos os regionais do Sistema Confea/Crea, é um grande exemplo da força e empenho do órgão em fazer uma sociedade mais justa e melhor para todos.

O reconhecimento da importância do Crea-PE para a sociedade pernambucana também foi reafirmado por outras instituições que estiveram presente. O presidente da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas, engenheiro agrônomo Eudes de Souza Leão Pinto, falou sobre o posicionamento de destaque de Pernambuco no cenário nacional e a participação da Engenharia e Agronomia. “O nosso Estado fica numa posição de relevo no cenário brasileiro, o que mostra o quanto essas ciências merecem o nosso respeito, consideração e admiração”, finalizou Eudes.

plen-solene-3

Para finalizar a noite, o diretor regional dos Correios, Pedro Luiz Mota Soares, fez o lançamento e obliteração do selo comemorativo dos 80 anos do Crea-PE. Ao lado dele, participaram da solenidade o engenheiro civil Henrique Luduvice, o diretor geral regional da Mútua, Henrique Lins, o presidente da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas, Eudes de Souza Leão Pinto, o diretor da  Federação de Sindicato de Engenheiros (Fisenge), Roberto Freire, o representante da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordenador da graduação de Engenharia Civil da instituição, Joaquim Oliveira, e o diretor da Escola Politécnica de Pernambuco, José Roberto Cavalcanti.