Católica participa de pesquisa para produção de biocombustíveis

O curso de Engenharia Química da Católica, em parceria com o Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) e a Universidade de Pernambuco (UPE), está desenvolvendo uma pesquisa com o intuito de produzir biocombustíveis com menos geração de efluentes, que são os resíduos do processo. Para isso, o óleo de fritura é usado como matéria-prima.

O projeto tem dois anos, mas uma prorrogação deve ser solicitada. As questões teóricas já estão definidas, além do software para simulação do processo. De acordo com o professor Valdemir Alexandre dos Santos (coordenador dos cursos de química e engenharia química), a próxima etapa consiste em validar os modelos teóricos em ambiente prático. No laboratório de físico-química há uma miniusina de processamento do biocombustível, que vai servir às aulas práticas e também poderá ser utilizada pelos estudantes em seus projetos durante o curso. O curso convidou representantes do complexo de Suape para conhecerem o projeto.