Católica lança novo Portal de Ensino a Distância

Equipe NEAD, CTI e Combogó formada por Fernanda Silveira, Valter Avellar, Silas Pacheco, Edmilson Carvalho e Breno Carvalho

O Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e a Agência de Soluções Interativas Combogó, do curso de Jogos Digitais, da Universidade Católica de Pernambuco, desenvolveram o novo Portal de Ensino a Distância da Universidade. A iniciativa tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância na Unicap.

Segundo o coordenador da Combogó, professor Breno Carvalho, “a Combogó Unicap remodelou o ambiente com foco no usuário, tornando mais intuitiva e limpa a interface do Portal de Ensino a distância da Universidade, deixando um ambiente lúdico cada vez melhor para nossos alunos. Também foram desenvolvidos elementos gráficos, denominados badges, utilizando nossa expertise da área de jogos aplicada no ambiente educacional, e assim iniciando a implantação de processo de gamificação dos cursos de EAD da Católica. A turma da Oficina de Aperfeiçoamento Profissional em EaD já está participando deste processo, em que os alunos são premiados por realizarem os desafios do curso.”

No planejamento deste segundo semestre de 2018, a Combogó Unicap e o NEAD estarão aperfeiçoando o processo de gamificação, desenvolvendo objetos virtuais de aprendizagem e aplicativos educacionais a serem aplicados em todos os cursos e disciplinas a distância da Universidade a partir de 2019.

Um exemplo será a integração de aplicações, como o ‘Game of Cabo’, aplicativo do projeto de extensão “Gamificação e tecnologia no ensino de língua inglesa”, do professor Felipe Casado, que foi aplicado, em 2017, na Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, na Cidade Garapu, no Cabo de Santo Agostinho. Esse projeto, que é fruto da parceria entre o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Cabo de Santo, e a Combogó Unicap está na sua segunda fase.

Para Valter Avellar, coordenador Geral do Núcleo de EaD “essa parceria é um caminho natural, uma vez que os recursos desenvolvidos pela Combogó estão alinhados com as nossas necessidades. Além disso, o nosso coordenador Pedagógico, Flávio Ricardo Dias, é professor do Curso de Jogos Digitais e colega dos idealizadores da Agência.”

“O Centro de Ciências Sociais, CCS, com seu viés tecnológico, dado pelo Curso de Jogos Digitais, assim como pela disciplina eletiva Globalização Sociedade e Política Internacional, ministrada em Inglês, na modalidade EAD, tem marcado a participação do Centro no Núcleo EaD”, ressalta o Diretor do CCS, professor Silas Pacheco.

O novo ambiente virtual está sendo atualizado até o início das aulas, no próximo dia 6 de agosto.