Católica In tem último dia com oficinas do Centro de Teologia e Ciências Humanas

Ocorreu, nesta sexta-feira (03), o última dia do Católica In. Nele, cinco oficinas do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) foram ministradas. Com o tema Viagem pela História: a paixão de conhecer e as técnicas de pesquisa, os alunos que participaram da oficina ministrada por cinco alunos do curso de História, puderam, literalmente, fazer uma viagem ao passado. Sobretudo à época da ditadura militar, abordada como subtema no encontro.

O objetivo da oficina, segundo a aluna do 5° período do curso de história, Maisa Moura, “foi mostrar, sobretudo, dois pontos da área: a pesquisa história – como pesquisar e utilizar as fontes de pesquisa – e a abordar a docência, o valor de ser professor”.

No encontro os presentes também puderem conhecer mais sobre os documentos históricos, provenientes de cinco fontes – documentos escritos, relato oral, fotografia, música e cinema. Além de assistirem um vídeo com um relato de uma vítima de tortura na época da ditadura militar. Para a estudante ainda do 1° colégio Jussara Moura, Mylena Cristina, o encontro permitiu a antecipação de esclarecimentos. “No primeiro ano do ensino médio já aparecem as dúvidas sobre o que queremos ser e aqui, no Católica In, estou podendo, desde cedo, me informar mais sobre minhas áreas de interesse”, declara.

A oficina Filosófica, por sua vez, apresentou aos alunos o conceito de filosofia, a importância dela e as áreas em que pode atuar. Posteriormente, uma dinâmica foi realizada. Os alunos foram divididos em grupos, cada um com um tema (drogas, consumo, estética, entre outros) para serem discutidos entre eles. No fim, cada grupo apresentou as ideias discutidas.

Cartazes com pensamentos do filósofo Sócrates enfeitaram o ambiente. Frases como “não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar”, já provocavam os presentes. O aluno de ciências sociais da UFPE, Saynnon Pereira, mostrou que o Católica In não se detém a estudantes do ensino médio. Ele ficou sabendo do evento através das mídias sociais e resolveu conferir um pouco mais sobre o curso de filosofia. “Acho muito interessante a iniciativa. É muito importante para quem está começando ainda na vida acadêmica, mas para nós, que já fazemos faculdade, também é uma oportunidade muito boa de conhecer outros cursos que temos interesse”, conclui.

Já na oficina A Religião na Sociedade Brasileira Contemporânea, a teologia foi apresentada em três momentos. No primeiro, um vídeo com a temática Diversidade Religiosa e Direito Humanos foi mostrado, depois um PowerPoint com informações sobre o curso foi apres e, por fim, o professor Cláudio Vianney Malzoni abriu espaço para perguntas. Estudante do Othon Paraíso, Kellven Kleyton, veio para o evento a fim de saber mais sobre o curso: “eu quero fazer teologia e consegui tirar várias dúvidas com o professor e me informar ainda mais”, afirma.

Na oficina de redação, alunos com interesses diversificados marcaram presença. Ministrada pela professora do departamento de letras, Flávia Silveira, a oficina teve como objetivo “trabalhar a argumentação, tópicos frasais, a estrutura dos parágrafos e a progressão do texto para melhorar a estrutura textual deles”. Para isso, Silveira abordou a teoria e depois passou exercícios, a medida em que  ia acompanhando cada um. Para a estudante do 3° ano do Colégio Nossa senhora do Carmo, “a oportunidade foi boa para tirar várias dúvidas que eu tinha a cerca da redação. É algo que não importa o curso e é obrigatório no Enem”, afirma.

Por fim, a oficina Arte Visual em Educação apresentou os conceitos e origens sobre a mandala, as cores e os significados de cada uma. Posteriormente, a professora Mariza Sposito passou um exercício para todos os presentes. Nele, os alunos tiveram que pintar uma mandala. “Nessa atividade exercitamos a meditação e a concentração, além da valorização da arte visual em educação”, conclui a professora.