Católica In promove oficina sobre vídeo institucional em Relações Públicas

O que é Relações Públicas?; O que faz o profissional dessa área?; Como desenvolver vídeos institucionais? Essas foram algumas das questões esclarecidas aos alunos do Ensino Médio nesta segunda-feira (10), na Oficina “Vídeo Institucional em Relações Públicas”, marcando o início da quarta edição do Católica In.

Os ex-alunos da Unicap Gabriela Valadares e Antônio de Hollanda se responsabilizaram em ministrar a oficina e tiraram muitas dúvidas dos estudantes. “O profissional de Relações Públicas é um gestor da comunicação, que trabalha a imagem da empresa junto aos meios de comunicação. É ele quem dá esclarecimento à imprensa quando acontece algum problema com a empresa para qual trabalha”, afirmou Gabriela. “Ele pode atuar em empresas públicas, privadas, terceiro setor, assessorias e consultorias de comunicação”, complementou Antônio.

O vídeo institucional é uma das ferramentas das Relações Públicas para transmitir de forma rápida e objetiva as informações da empresa. “A criação de um vídeo para o cliente é uma maneira mais eficiente de informar, estimulando tanto a visão como a audição, tornando mais fácil para o público gravar os dados de determinada empresa”, afirmou Antônio. “Além disso, o vídeo deixa a história mais suave, diluindo a carga de informações que o público vai receber sobre o cliente”, disse Gabriela.

Para melhor exemplificar, Gabriela e Antônio mostraram um vídeo institucional feito por eles sobre o Museu Murillo La Greca como projeto de conclusão de curso. Eles optaram em fazer um documentário sobre a vida do artista, mas também incluíram nele, elementos cinematográficos. “Queríamos sensibilizar as pessoas com o vídeo, por isso o construímos nesse formato”, explicou Gabriela.

De acordo com Gabriela, esses vídeos podem ser exibidos em eventos, que é todo organizado pelo profissional de Relações Públicas. “Depois de concluir o vídeo institucional, nós temos de enviá-lo para o nosso ‘mailing list’, que é a lista de pessoas que nós queremos que receba esse trabalho. Depois disso, elaboramos convites, procuramos parceria com algum cinema interessado em exibir gratuitamente e chamamos todos os interessados no assunto tratado. No caso do vídeo que fizemos para sobre o Museu, é importante chamar pintores, artistas plásticos, e personalidades que tenham envolvimento com a área das artes”.

Thauan Goes, 18 anos, aluno do 3º ano do EJA-SESC em Santa Rita, revelou que sempre teve muito interesse em organizar eventos, principalmente shows. “Gostaria muito de me preparar para organização de grandes shows, então resolvi me inscrever no Católica In para conhecer melhor como o profissional de RP trabalha.”

O aluno de 17 anos do Colégio Rosa Gattorno, Caio Freitas, teve um propósito diferente. “Já estou determinado a fazer educação física. Gosto de interagir com o público, mas não sei como proceder da maneira correta. Esse foi um dos motivos pelos quais me interessei em participar dessa oficina. Mas também para levar essa experiência de elaboração de eventos para a realidade da educação física, com eventos esportivos”, explicou.

O curso de Vídeo Institucional em Relações Públicas aconteceu na sala 405 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco.