Católica In promove a oficina O Fascínio de Ser Contador

O curso de Ciências Contábeis, uma das profissões mais antigas do mundo, também ofereceu uma oficina aos alunos do ensino médio, intitulada O Fascínio de Ser Contador, ministrada pelo coordenador do curso, professor Josiel Barbosa. O segundo dia da 4ª edição do Católica In levou aos participantes informações sobre as áreas de Administração, Economia, Contabilidade, Gestão de Eventos e Serviço Social.

Para iniciar, o professor optou por contextualizar os alunos na área, exibindo um vídeo que envolveu o surgimento, a chegada ao Brasil, a fase de consolidação e a regulamentação da profissão. No encontro, houve uma comparação sobre a situação da contabilidade de tempos anteriores com a época atual. “Hoje tudo é informatizado. O processo de evolução da contabilidade acompanha o desenvolvimento da sociedade”, destacou Josiel.

Josiel se formou na Universidade Católica de Pernambuco. Ao falar sobre o assunto, o docente serviu de exemplo para os visitantes, como um modelo de um profissional apaixonado e satisfeito pelo caminho escolhido. “O nome da oficina não foi em vão. A profissão é extremamente fascinante. Todos esperam algo de nós”, explicou. Ele ressaltou a função primordial da contabilidade: fornecer informações necessárias. Para a sociedade se movimentar, de acordo com Josiel, é fundamental o papel do contador.

As funções do profissional, a Lei de Responsabilidade Fiscal e as áreas que o curso abrange foram mencionadas. “Os números apóiam a geração de informação. Mas a profissão não tem nada a ver com matemática”, enfatizou, eliminando a ideia de que o curso é estritamente ligado à matemática. Economia, português, área jurídica e administração fazem parte da grade curricular do curso, afinal influenciam bastante o cotidiano do contador.

A aluna do 2º ano do Colégio Opção, Milena Maria Carneiro, veio de uma família a qual os irmãos são graduados em Ciências Contábeis.“Estou quase decidida. Tenho medo que a decisão seja só pela influência dos meus irmãos. Por isso, tive a ideia de participar da oficina”, explicou.

Outra participante foi a aluna do 3º ano do Decisão, Ana Karla Rehm. “Eu estava à procura de algo que falasse sobre a teoria e prática de profissão. Adorei essa oportunidade. Eu tenho lido livros sobre contabilidade e creio que já me decidi”, comentou.