Católica In oferece oficina sobre como falar em público

Falar em público é uma exigência dos tempos atuais. Não só estudantes e professores, mas também empresários, advogados, médicos são alguns dos profissionais que frequentemente são convidados a apresentar um determinado assunto para um grande número de pessoas. Nessas horas, as reações são as mais diversas e incluem tremores, gagueira, alguns desmaiam e outros ficaram bloqueados sem saber o que fazer.

Foi pensando no problema dessas pessoas que a fonoaudióloga Maria da Conceição Silveira organizou a oficina “Falar Bem em Público”, dentro das atividades do 4º Católica In, projeto realizado pela Unicap que apresenta os cursos da Universidade aos estudantes do ensino médio.

A estudante Juliana de Paula fica vermelha quando fala na frente de muitas pessoas. Já Renata Bezerra, também estudante, sente falta de ar depois que se apresenta em público. Grandes oradores reconhecem ficar nervosos antes de suas palestras, sobretudo quando ainda não têm muita prática.

Segundo Maria Silveira, problemas durante a criação do indivíduo ou experiências prévias traumáticas são algumas das causas desse medo. Ela disse já ter conhecido pessoas que precisaram realizar acompanhamento psicológico, tamanha era a tensão quando iam apresentar algum trabalho na faculdade.

O nervosismo não é de todo mau para quem precisa se apresentar em público. O medo de não se sair bem faz com que as pessoas se preparem, estudem os assuntos sobre os quais vão falar e pratiquem na frente de pessoas próximas, que podem sugerir melhoras na fala.

A boa comunicação também pode ser prejudicada por problemas que vão além da voz ou do nervosismo. A postura corporal é importante, realizando movimentos adequados ao ambiente onde se está falando. Da mesma forma, a linguagem deve estar adaptada ao assunto ou ao público alvo.

Um dos participantes da oficina é o estudante Ítalo Barbosa, que coordena um grupo de jovens na igreja que frequenta e, por isso, acha importante saber se expressar bem. Ele percebe que às vezes gagueja ou troca palavras nas frases. Depois da aula, Ítalo foi um dos voluntários que responderam ao chamado da fonoaudióloga Maria Silveira para que se apresentassem em frente aos colegas.

Silveira dá algumas dicas para quem precisa falar para um grande público mas ainda se sente inseguro:

· Ter um bom alinhamento do corpo
· Manter a flexibilidade da cabeça, ombros e pescoço
· Evitar dar as costas para o público
· Pronunciar bem os sons das palavras
· Olhar para as pessoas
· Evitar cruzar os braços ou fazer movimentos muito bruscos

Por fim, a última dica foi “praticar”. Quanto mais se fala na frente das pessoas, menos se tem medo .

O Católica in vai até a próxima sexta-feira (14)

Informações no site: http://www.unicap.br/catolicain/index.htm