Católica In apresenta cursos do Centro de Ciências e Tecnologia

A tarde desta quinta-feira (13) na quarta edição do Católica In foi dedicada aos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Os estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana que compareceram ao evento puderam esclarecer as dúvidas sobre os cursos de Ciências de Computação, Engenharias Ambiental, Civil e Química, Arquitetura e Urbanismo, Matemática e Física.

Na enquete que vem sendo realizada ao longo de todo o Católica In pelo jornalista Daniel França, que apresenta o evento, houve equilíbrio entre os que já se decidiram e os que ainda estão em dúvida sobre o curso a seguir.

Os professores que coordenam os cursos do CCT na Católica estavam presentes, e conferiram a própria participação no vídeo sobre o campo de trabalho das diversas carreiras.

A professora Andréa Câmara, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, disse que o arquiteto pode trabalhar com pequenos ambientes e até grandes territórios, o que lhe permite atuar planejando interiores ou cidades inteiras, como foi o caso de Brasília. O engenheiro civil lida com obras, edificações e saneamento, segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil, Antônio Flávio. Ele ainda ressaltou o aquecimento do mercado, com os investimentos no Complexo de Suape.

O coordenador dos cursos de Engenharia Química e Química, Valdemir Alexandre, explicou que o curso de Química habilita o profissional a dar aulas para ensino fundamental e médio e o de Engenharia Química a trabalhar em indústrias, em parceria com engenheiros civis e mecânicos, por exemplo. As indústrias de álcool, petróleo, açúcar, alimentos, entre outras, necessitam da atuação desse profissional. A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Leonie Asfora, mostrou que o objetivo do engenheiro ambiental é reduzir os impactos da urbanização sobre o meio ambiente.

O físico pode atuar no ensino, indústria, agricultura e até na economia, segundo o coordenador do curso de Física, Augusto Lima. O coordenador de Matemática, Vicente Francisco, disse que nessa área é póssível trabalhar em escolas e empresas, além das possibilidades de realizar mestrado e doutorado. A coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Eliza, chamou de visionários os profissionais de da área. “Ele não vai usar programas, vai fazer programas de computador”, disse.

Os estudantes Matheus Cavalcanti e Edival Clóvis, ambos de 15 anos, participaram do Católica In. Eles pretendem fazer vestibular para Engenharia Civil. Matheus aposta na alta do mercado de trabalho para engenheiros em Pernambuco. Edival diz que quando era criança falava que ia ser “fazedor de casas”. Eles dizem estar bem firmes na escolha.

O Católica In termina nesta sexta-feira (14), abordando os cursos dos Centros de Ciências Jurídicas (CCJ) e de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).

Informações no site http://www.unicap.br/catolicain/index.htm