Católica In apresenta cursos de Direito e do Centro de Teologia e Ciências Humanas

No quinto e último dia do Católica In o destaque foi para os cursos do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O auditório G2 da Unicap estava cheio de alunos desejosos de definir a escolha profissional.

Como um dos objetivos do Católica In é ajudar o aluno a decidir o curso da sua vida, os coordenadores dos cursos explicaram, em um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação,  como atuam os profissionais de cada área. O coordenador de Filosofia, Karl Heinz, disse que o filósofo estuda a sociedade a fim de compreender o homem e as questões que nos acompanham ao longo da vida, como quem somos e de onde viemos. Além de atuar na área acadêmica, há campos novos, como a filosofia clínica, onde se “ajuda as pessoas a se encontrarem”. O teólogo pode ser Padre no catolicismo ou Pastor nas denominações protestantes, segundo o coordenador de Teologia, Cláudio Vianney. É possível trabalhar também em escolas, no ensino religioso ou até mesmo na pesquisa teológica.

O coordenador do curso de História, Luiz Carlos Marques, classificou o bom professor como aquele que entende o assunto, tem valores morais e vê o aluno como pessoa e quer que ela cresça. O estudante de Letras pode atuar no ensino, na pesquisa acadêmica e também com traduções, além da possibilidade de se tornar escritor, segundo a coordenadora do curso,  professora Haidée Fonseca. Os profissionais de Pedagogia atuam em escolas, como professores e coordenadores e em empresas na área de recursos humanos, conforme explicou a coordenadora do curso, professora Elba Leicht. O coordenador do curso de Direito, professor Marcelo Labanca, disse que na sua profissão é necessário refletir sobre a vida em sociedade e conhecer as regras que permitem esse convívio de forma ordeira.

As estudantes Ienija Maria, 18, Taciana do Amaral, 15, e Luciana da Cruz, 16, marcaram presença no Católica In. Ienija quer estudar História, e Luciana Letras. Já Taciana, está em dúvida entre Nutrição e Fisioterapia. Elas acreditam que a escolha profissional nesta idade é difícil, pelo medo de se optar por uma carreira, não gostar e trocar de curso, desperdiçando uma vaga que podia ser ocupada por outra pessoa.

Após a apresentação, os participantes seguiram para oficinas e visitas ao campus da Católica. Os alunos de Direito assistiram a um júri simulado.

As atividades desta sexta-feira (14) encerraram o quarto Católica In, que tem como objetivo apresentar a Universidade e seus diversos cursos a estudantes do ensino médio para que eles possam fazer uma escolha mais consciente da carreira que pretendem seguir.