Católica forma primeira turma do MBA em Gestão de Cooperativas

Malaquias Ancelmo, Evânia Pincovsky, Maria Cristina Oliveira

Uma noite marcada pela alegria, pela emoção e pelo sentimento de dever cumprido. Foi assim a solenidade de conclusão da primeira turma do MBA em Gestão de Cooperativas da Universidade Católica de Pernambuco, realizada na noite desta terça-feira (11), no anfiteatro do bloco G4. A cerimônia contou com as presenças do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Pernambuco (OCB/PE), Malaquias Ancelmo; da Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, nas Áreas de Negócios e Ciências da Administração, professora Evânia Pincovsky; da Coordenadora do MBA em Gestão de Cooperativas, professora Maria Cristina Oliveira; e de um dos pioneiros do cooperativismo em Pernambuco, Paulo Crespo, a quem foi prestada uma homenagem especial.

O evento foi aberto pela professora Maria Cristina, que deu as boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do MBA para a formação de novos líderes no setor de cooperativismo no Estado. Em seguida, o presidente da OCB/PE agradeceu à Universidade

Giovani Prado

Católica de Pernambuco pela realização do curso, do qual foi um dos idealizadores. Segundo ele, o MBA é extremamente  importante para o cooperativismo de Pernambuco, porque por meio dele será possível formar pessoas para mudar o perfil administrativo, o perfil da gestão do cooperativismo do Estado. “Há muitos anos, nós estávamos preocupados em produzir as mudanças que a sociedade precisa, que o cooperativismo precisa. No entanto, nós não tínhamos pessoas devidamente capacitadas em grande parte das cooperativas para produzir essas mudanças. Esse curso propiciou, então, a formação de pessoas no âmbito da gestão, da administração das cooperativas capazes de provocar essas mudanças”. Malaquias Ancelmo disse, ainda, estar muito orgulhoso dos 31 novos gestores de cooperativas e que espera que cada um deles faça a diferença na gestão das cooperativas onde atuam.

O aluno Giovani Prado foi escolhido para falar em nome da turma. Ele agradeceu à OCB/PE pela iniciativa de propor a criação do MBA e à Católica pela realização do curso de alto nível. No seu discurso, ele frisou que o cooperativismo é um instrumento para fazer um mundo melhor e que é preciso que cada um vista a camisa do cooperativismo para contribuir com a transformação social.  Após a sua fala, foi exibido um vídeo com vários momentos da turma, produzido pela aluna Ana Maria Pereira.

Homenagem a Paulo Crespo

O momento de maior emoção da noite aconteceu  durante a homenagem a Paulo Crespo, que foi aplaudido de pé. O presidente da OCB/PE ressaltou o significado de estar homenageando um dos fundadores e maior referência do cooperativismo em Pernambuco exatamente no Ano Internacional do Cooperativismo, decretado pela ONU, e exatamente no dia em que há 41 anos era fundada a Organização das Cooperativas do Estado de Pernambuco (Ocepe). “Paulo Crespo, que foi amigo de Dom Helder, é uma pessoa de uma sabedoria imensa e de uma capacidade de amar imensa, além de ser um acendedor de luzes”, destacou, lembrando que o homenageado foi o criador do modelo sindical rural em Pernambuco, tendo fundado 22 cooperativas mistas dos trabalhadores no Estado. “Ele deu a sua vida durante anos para construir esse cooperativismo  que chegou até aqui”, enfatizou. Em seguida, entregou uma placa a Paulo Crespo, que fez questão de agradecer a homenagem, mesmo fazendo um imenso esforço para falar. A maioria dos presentes foi às lágrimas.

Para finalizar a solenidade, foram entregues os diplomas a cada um dos 31 concluintes e, em seguida, foi oferecido um coquetel.

One Comment