Católica e Sá Leitão Auditoria, Consultoria & Governança inauguram primeira sala adotada da Universidade

A Católica e a Sá Leitão Auditoria, Consultoria & Governança inauguraram na noite desta segunda-feira (17) a primeira sala de aula adotada da Universidade. A empresa equipou a sala 505 do bloco G, onde acontecem aulas do curso de Ciências Contábeis. A solenidade foi marcada por uma palestra do proprietário da empresa, Cláudio Sá Leitão, que falou sobre a Evolução da Contabilidade.

Ex-aluno dos cursos de Economia e Ciências Contábeis da Unicap e do antigo Colégio Padre Antônio dos Santos Abranches (onde fez cursinho pré-vestibular), mantido pela Universidade, Cláudio Sá Leitão destacou a boa relação com a Universidade. “Todo ano, nós contratamos alunos da Católica como estagiários e os preparamos para auditor trainee”. O Reitor, Padre Pedro Rubens, esteve na inauguração. “De alguma forma, esta sala representa mais que uma parceria. É uma continuação da relação da Universidade com seus egressos”, disse ele mencionado que o palestrante tem um filho aluno do curso de Direito.

Em sua explanação, Cláudio abordou o surgimento da contabilidade. “É algo tão antigo quanto à civilização. A humanidade precisou armazenar, quantificar, registrar…daí surgiram os livros (de contabilidade). Ele também falou do Método da Partida Dobrada, conceito criado pelo italiano Luca Pacioli, em que “todo débito corresponde a um crédito e vice-versa”.

No âmbito contemporâneo, a palestra girou em torno da Lei das S.A’s, que trata da convergência da linguagem brasileira de contabilidade aos padrões internacionais. “Está havendo um impacto muito grande e os empresários e profissionais da área têm de investir forte em treinamento e sistema de gestão”, destacou.

Funcionamento – Os equipamentos já estão à disposição dos alunos da Católica desde março. A posição do quadro foi mudada, o tablado foi alcatifado e foram instalados um datashow com uma nova tela branca e um computador exclusivos. As janelas foram vedadas para ajudar na refrigeração e evitar o reflexo do sol. A sala temática Sá Leitão tem capacidade para 70 pessoas.