Católica e Instituto Humanitas realizam Fórum sobre Questões do Envelhecimento

Fotos: Marina Maranhão

A Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Humanitas Unicap realizaram na tarde desta terça-feira (04), no auditório G1, O “Fórum sobre Questões do Envelhecimento”, voltado para discussões acadêmicas sobre a população idosa no Brasil.

O principal objetivo do Fórum é o de realizar, a cada segunda terça-feira de cada mês , eventos com temas de interesse das pessoas idosas, mobilizando todos os profissionais dos principais Centros de Ensino da Católica – Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH); Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS); Centro de Ciências Sociais (CCS) e o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Este mês, a principal pauta do Fórum foi sobre a Previdência Social e a Aposentadoria – Direitos da Pessoa Idosa. Estiveram presentes como palestrantes o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, o vereador Jurandir Liberal (PT), e a professora do curso de Direito da Unicap Dlara Siqueira de Melo. Também participaram, como convidados do evento, alunos e profissionais de Fisioterapia, Direito, Psicologia e áreas afins.

O evento foi aberto pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Unicap, Aranildo Rodrigues, que saudou todos os presentes, utilizando texto de Christian Barbosa sobre “A Ciência dos Sorrisos”, que diz que o ato de sorrir melhora a qualidade de vida das pessoas.

O texto ressalta que o sorriso previne doenças, aproxima as pessoas umas das outras, estimula o cérebro (coloca todos os hemisférios do corpo em ação), e rejuvenesce – uma gargalhada  frequente pode rejuvenescer 1,7 a 8 anos uma pessoa. De acordo com estudos do Dr. Michael Roizen, o ato de sorrir concede liberdade para a pessoa, exercita o corpo e combate o estresse.

Os participantes do Fórum também tiveram um momento de descontração e relaxamento, promovido pelos alunos do curso de Fisioterapia, sob a coordenação da professora Francisca Motta. Os presentes puderam relaxar, fazendo alongamento e exercícios de respiração, além de brincadeiras para treinar o desempenho corporal.

O evento terminou com um momento de oração, quando, ao som do violão, todos puderam se confraternizar e já se preparar para o próximo encontro, que deverá acontecer no dia 1° de novembro.