Católica e Instituto francês de engenharia e arquitetura realizam Seminário Estratégico

A Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Católico de Artes e Ofícios – Icam, da França, estão realizando ao longo desta semana o Seminário Estratégico Unicap-Icam, sobre a Escola Internacional de Engenharia e Arquitetura.

Participam do encontro os integrantes do Icam, o presidente François Bouvard; o diretor geral, Jean-Michel Viot; o diretor-geral adjunto para a internacionalização, Olivier du Bourblanc; e o responsável no Brasil, Victor Wuillaume.

Pela Unicap, participam do seminário o Reitor, Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne; o Pró-reitor de Graduação e Extensão, professor Degislando Nóbrega; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Valdenice Raimundo; o Pró-reitor Administrativo, professor Márcio Waked; o Chefe de Gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; a Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, professora Andréa Câmara; e o responsável pelo novo curso, professor Fernando Nogueira; responsável pela Especialização em Engenharia, professor Marta Rolim, e a responsável pela Especialização em Arquitetura, professora Clarissa Duarte. A professora Véronique Donard participou com tradutora do encontro Franco-Brasileiro.

A abertura do Seminário aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 9, na Sala dos Conselhos. Padre Pedro Rubens e Olivier du Bourblanc apresentaram o histórico da parceria entre a Unicap e o Icam. Em seguida, Victor Wuillaume e Fernando Nogueira apresentaram as ações realizadas e seu contexto. O professor Valdeci Monteiro e André Freitas apresentaram o contexto do país, da política, da economia e da segurança. Abordaram também questões sobre Pernambuco e Recife, como a demanda das empresas e o potencial estudantil.

Antes do intervalo para o almoço, Jean-Michel Viot e Olivier du Bourblanc falaram, aos presentes, sobre os objetivos do projeto, sua visão, valores e posicionamento.

À tarde, após o retorno do intervalo, Victor Wuillaume, Andréa Câmara, Fernando Nogueira, Marta Rolim e Clarissa Duarte apresentaram o cenário previsto e a validação do plano de desenvolvimento da Escola Internacional de Engenharia e Arquitetura, como duração, perfis, especializações, número de estudantes, mensalidades e investimentos.

Continuando, Olivier du Bourblanc, Victor Wuillaume e Márcio Waked apresentaram o modelo econômico. Depois, abriram as discussões e síntese sobre o cenário.

A programação desta terça-feira terminou com uma visita dos participantes aos Laboratórios de Engenharia e Arquitetura e outros setores da Unicap.