Católica e Instituto AEC vão lançar MBA em Liderança Inovadora para Sustentabilidade

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e o presidente do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania (Instituto AEC), Oscar Rache Ferreira, assinaram na tarde desta quinta-feira convênio para criação de um MBA em Liderança Inovadora para Sustentabilidade – LIS. Na ocasião, estavam presentes o coordenador da Católica Business School, Márcio Waked; o assessor de Planejamento da Unicap, Valdeci Monteiro, o chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino, diretores e conselheiros do Instituto AEC Susana Leal, Cristina Queiroz e João Freitas, além do representante no Brasil da escola de engenharia francesa Icam, Victor Wuillaume.

Padre Pedro agradeceu a parceria com o Instituto Ação Empresarial pela Cidadania e destacou as convergências das duas instituições, sobretudo no que diz respeito a questões como desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. Também destacou a sintonia da Unicap e do Instituto AEC quanto à importância da encíclica papal Laudato Sí. “A questão social e a questão ecológica têm que estar associadas porque o ser humano está integrado ao meio ambiente e essa desintegração provoca a desigualdade social e a degradação ambiental”, pontuou.

O curso, que terá início em março de 2018, surgiu a partir do Programa de Liderança em Filantropia nas Américas (LIP), proposto pela Fundação W.K.Kellogg (FWKK), implantado por bolsistas de sete países da América Latina, a partir de 1998 até 2001. Esse programa fundou núcleos de cidadania empresarial em 11 estados brasileiros, inclusive em Pernambuco. Em 2001, no encerramento do LIP, o Instituto Ação Empresarial pela Cidadania foi instituído por empresários pernambucanos participantes do movimento de cidadania empresarial com o propósito de dar continuidade ao movimento de cidadania empresarial em Pernambuco.

O Instituto AEC é uma organização da sociedade civil, constituída por uma rede local com 30 empresas associadas, cuja missão, segundo seu presidente, é “articular empresas e influenciar suas práticas de cidadania empresarial no ambiente de negócios para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Pernambuco”. De acordo com Oscar Rache Ferreira, a visão estratégica do Instituto AEC é ser referência como espaço de articulação, aprendizagem e compartilhamento de experiências de cidadania empresarial e sustentabilidade em Pernambuco. Os valores que norteiam esta organização são, segundo ele: responsabilidade; coerência; cooperação; diversidade; foco em resultados; sintonia com ambiente de negócios; ética; transparência; criatividade e sustentabilidade. “Estes valores convergem com os valores da Unicap como uma Universidade Comunitária, que detém uma expertise a ações voltadas para as áreas das ciências sociais”, destacou o professor Márcio Waked.

A diretora do Instituto AEC, Suzana Leal, destacou que o objetivo geral do MBA é contribuir para o conhecimento de novos paradigmas de consciência, responsabilidade, sustentabilidade, gestão de negócios, estabelecendo maior relação entre o contexto de Desenvolvimento Sustentável e iniciativas empresariais. O curso tem como público-alvo dirigentes, executivos e empresários com escolaridade de nível superior e interesse de desenvolver competências e habilidades para liderar e empreender negócios inovadores numa economia para a sustentabilidade.

O MBA abordará a inserção crítica do aluno em seu atual contexto de vida, de negócios e de mundo, relacionando-o com os princípios e a prática da sustentabilidade. “Ele investirá no repensar de suas relações, nos valores da transparência, da ética, da interdependência, da equidade, da diversidade, da resiliência e da colaboração. Estimulará as competências exigidas para o líder do século 21, por meio do desenvolvimento da escuta, da visão crítica, inclusiva e sistêmica, além de incentivar o equilíbrio entre a vida profissional, social e pessoal”, enfatizou Suzana.

Ela explicou ainda que os módulos serão entremeados por fundamentos e metodologias que dialogam entre si e que, por meio de vivências, facilitam o entendimento de sua aplicação na vida prática de uma gestão empresarial sustentável e inovadora. “O aluno terá acesso a informações sobre economia verde, economia criativa e a novas formas de investimentos em negócios que visam resultados, além de buscarem equilibrar o sucesso econômico, o desenvolvimento social e o manejo adequado dos recursos naturais”, frisou.

Na ocasião, o professor Márcio Waked apresentou o projeto do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo (L.I.C.E.U), que será implantado pela  Católica a partir de 2018 como um presente para os 500 anos do Recife e convidou o Instituto ACE para se engajar na iniciativa.