Católica e Cáritas assinam convênio para a criação da Casa de Direitos do Recife

A Universidade Católica de Pernambuco e a Cáritas Brasileira, Regional Nordeste 2, assinaram no dia 27 de novembro, na Reitoria, um convênio para a instalação, no Campus da Católica, da Casa de Direitos do Recife. Nesta casa, a Cáritas, juntamente com a Unicap e outros parceiros vão dar apoio e favorecer a integração de migrantes e refugiados. Inicialmente,  sete as cidades receberão a Casa de Direitos: Boa Vista, Porto Velho, Recife, Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Assinaram o documento, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e o secretário Regional Nordeste 2 da Cáritas Brasileira, Ângelo Zanre. Estavam presentes ao ato o Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap – IHU, Padre Lúcio Flávio Cirne; o Pró-reitor Administrativo, professor Márcio Waked; o Pró-reitor de Graduação e Extensão, professor Degislando Nóbrega; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Valdenice Raimundo, e o membro do IHU, João Elton.

Segundo a Cáritas, o espaço integra o Programa Pana, da Cáritas Brasileira com a Cáritas Suíça, junto com o Governo Americano, pretende ser uma casa de portas abertas para pessoas de todas as nacionalidades, propiciando acolhimento, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações. A palavra Pana vem da língua indígena Warao e significa amigo. Os warao são uma etnia indígena venezuelana fortemente atingida pela crise política e econômica do país. Fugindo da crise e da fome, foram os primeiros a atravessar a fronteira e chegar a Pacaraima (RR), em busca de ajuda e formas de sobrevivência.

O Programa Pana vai proporcionar acesso à moradia, por meio do aluguel subsidiado para famílias que aceitarem sair de Boa Vista para recomeçar a vida em alguma das outras seis cidades que integram o Programa. Ao todo, 102 imóveis serão alugados nas seis capitais para acomodar pelo menos 1.224 pessoas. As famílias terão ainda acompanhamento psicossocial, oportunidade de qualificação profissional e atendimento jurídico, de modo a possibilitar que elas vivam em dignidade e retomem as principais atividades sociais e produtivas. Para complementar as ações, no campo emergencial, os imigrantes em situação de vulnerabilidade social terão acesso a itens de primeira necessidade como alimentos, roupas e kits de higiene pessoal.

No Recife, a Cáritas Brasileira alugará 12 residências para acomodar os primeiros 104 venezuelanos que chegam na semana que vem. A Casa de Direitos, na Unicap, irá realizar atendimento psicossocial, por meio do curso de Psicologia; cursos de extensão em parceria com os vários cursos da Católica, sob a coordenação do Instituto Humanitas Unicap, como Curso de Espanhol, para a equipe que vai trabalhar no espaço, Curso de Portugês para Estrangeiro, ambos oferecidos pela Licenciatura em Letras; o curso de Direito irá oferecer assessoria jurídica. A Casa de Direitos, na Unicap, também fará distribuição de donativos doados para os refugiados, envolvendo várias áreas da Universidade.

“Além do espaço físico e dos serviços, a Católica vem realizando campanhas, como a ‘Somos Todos Um’, onde solicitamos doação de alimentos, vestuário de utensílios domésticos para montar a casa dos refugiados venezuelanos. Os imigrantes ficam por, mais ou menos, seis meses, para que eles se integrem no Brasil, conseguindo emprego e, desse modo, caminhar com as próprias pernas, com autonomia. Após esse prazo, chegarão mais 104 venezuelanos”, explicou o membro do Instituto Humanitas Unicap, João Elton.

O secretário Regional Nordeste 2 da Cáritas Brasileira, Ângelo Zanre, falou sobre a importância e a dinâmica do Programa Pana, para migrantes e refugiados. “Como se trata de um projeto muito dinâmico, porque quando o migrante chega tem que haver, imediatamente, o acolhimento e a inserção dele no mundo do trabalho. O objetivo é não tutelar, mas integrar as pessoas e possibilitar uma autonomia, uma independência, o quanto antes, para se integrarem bem direitinho aqui no Brasil”, finalizou Ângelo Zanre.