Católica dá mais um passo para internacionalização de programas de pós-graduação

A Universidade Católica de Pernambuco deu mais um passo para o seu processo de internacionalização através dos programas de pós-graduação. Essa iniciativa possibilitará a participação de docentes, discentes e até funcionários, em programas no exterior. Na quinta-feira (10), a Universidade enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a sua proposta de internacionalização.

Ao longo de três meses, uma equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap trabalhou para atender à proposta da CAPES, que disponibilizará durante quatro anos o montante de R$ 300 milhões a 40 instituições públicas e privadas de nível superior, no âmbito nacional.

Para atender às exigências da CAPES, a Universidade precisou finalizar o seu plano institucional de internacionalização e, a partir daí, traçar objetivos, estratégias e políticas para a internacionalização. Dos nove Programas de Pós-graduação stricto sensu da Católica, cinco possuem notas 4 e 5, exigidas pela fundação veiculada ao MEC. São eles: os Programas de Pós-graduação em Psicologia; Direito; Desenvolvimento de Processos; Ciências da Linguagem e Ciências da Religião.

O resultado da CAPES deve sair no mês de julho e, caso a Universidade Católica seja beneficiada pelo fomento, já em novembro deve iniciar o projeto. “Nós já temos projetos em países, por exemplo, como a Austrália, Itália, França, Portugal e Dinamarca. Então, se formos privilegiados por esse fomento da CAPES será realmente um marco para Unicap e, diga-se de passagem, para o Norte/Nordeste, pois a região ainda tem poucas ações de internacionalização”, ressalta esperançosa a Profª Drª Roberta Caiado, uma das coordenadoras da proposta de internacionalização da Unicap. “Se nós alcançarmos e formos privilegiados por esse fomento, nós vamos poder desenvolver efetivamente projetos de internacionalização na nossa casa. Nós vamos receber e enviar docentes, discentes e até funcionários, mobilizando o conhecimento do exterior no Brasil, e do Brasil no exterior”.