Católica conta com oito bolsas do “Ciência sem fronteiras”

por Carolina Oliveira

O Programa “Ciência sem fronteiras”, lançado pela presidente Dilma Rousseff em julho de 2011, surgiu como uma forma de premiar os bons alunos da graduação e pós-graduação  visando a internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio entre o Brasil e outros países. Em outubro de 2011, oito bolsas foram concedidas à Unicap pelo CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Dois órgãos, encarregados de coordenar a produção científica no Brasil, respondem pelo gerenciamento do Programa: a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o já mencionado CNPQ. A função majoritária do primeiro é a de coordenar, fiscalizar e avaliar os programas de pós-graduação Strictu Sensu, preocupando-se sobretudo com a formação do pesquisador. Por sua vez, o CNPQ ocupa-se no financiamento de projetos de pesquisa e de bolsas para a movimentação de pesquisadores.

O incentivo à ciência e à tecnologia, entretanto, não é novidade na Católica: a Universidade vem disponibilizando 40 oportunidades para alunos interessados em bolsas no PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), além de cinco vagas para serem ocupadas por estudantes no PIBIT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica), ambos vinculados ao CNPQ.

Em razão do bom desempenho do Programa, o CNPQ encaminhou para a Unicap oito bolsas institucionais, conferindo à Católica a incubência de selecionar os nomes que preencherão as referidas vagas – destinadas unicamente a alunos da graduação, que tenham o mínimo de 40% do curso completo e o máximo de 80%. A experiência atual ou anterior  com os programas PIBIC ou PIBIT é um dos pré-requisitos para a seleção.

Com essa oportunidade de aprimorar seu acervo de talentos científico-tecnológicos, a Universidade abre a seus alunos um leque de chances de qualificar-se. De acordo com Edilene Queiroz – coordenadora geral de Pesquisa da Unicap e responsável pela coordenação setorial do Programa “Ciência sem Fronteiras” – o candidato pode cadastrar-se até o dia 5 de agosto de 2012. Os selecionados poderão optar por uma bolsa de seis ou doze meses. No primeiro caso, serão cursadas disciplinas teóricas; no segundo, além das disciplinas, haverá estágio.

A oportunidade inclui uma mensalidade de 870 dólares, passagem aérea de ida e volta, auxílio-instalação e seguro-saúde proporcional à duração da bolsa. As instituições de destino disponíveis encontram-se listadas, dentre as quais a Harvard University e a University of Cambridge, podendo ser escolhidas segundo o desejo do bolsista. Caso a instituição almejada não conste na lista, ela poderá ser cadastrada com o aval do CNPQ.

É importante salientar que o Programa não atende às áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Professora Edilene Queiroz, coordenadora de Pesquisa da Unicap