Católica conquista quatro premiações no Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável

4dff4cdd-63bb-4a88-9d1b-05806e69d205A Universidade Católica de Pernambuco ficou entre as cinco primeiras colocadas na 9ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, entregue na noite desta segunda-feira (17), no Museu do Amanhã, no Rio. Os cinco melhores trabalhos receberam R$ 300 mil em prêmios, sendo que o autor ou grupo de autores, orientador e instituição de ensino ganharam R$ 20 mil cada. O evento foi prestigiado pela Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego.

A Católica recebeu quatro premiações, sendo um prêmio na categoria melhores trabalhos; duas menções honrosas; e um troféu como a instituição de Ensino Superior que participou com mais trabalhos qualificados nesta edição do Prêmio. É a primeira vez que uma IES recebe esta honraria.

Os alunos Bruno Galdino de Freitas e Juliana Gabriela Moura Brito, do curso de Engenharia Química, sob a orientação da Profª Drª Leonie Asfora Sarubbo, venceram na categoria melhores trabalhos com a pesquisa “Formulação de biodetergente comercial para aplicação como dispersante de petróleo e derivados derramados em oceanos”.

Os alunos Adriana Adrielle Lima Pinto e Bruno Augusto Cabral Roque, do curso de Engenharia Ambiental, ganharam menção honrosa com o trabalho “Aplicação de biodesemulsificantes na separação de derivados de petróleo em água”. Já a aluna Priscilla Ferreira Corrêa, de Engenharia Química, ganhou a menção honrosa com o trabalho “Utilização de biodetergente como coadjuvante do processo de flotação por ar dissolvido de resíduos oleosos industriais”. Os dois trabalhos também tiveram orientação da Profª Drª Leonie Asfora Sarubbo.

Sobre o prêmio

O Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável tem como principais objetivos reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia, arquitetura e agronomia em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema, difundindo essas novas ideias junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral.

Realizado em 11 países, o prêmio estimula a criatividade e a inovação em sustentabilidade. Desde sua criação, o prêmio já reconheceu 78 estudantes, de 28 universidades espalhadas por 13 estados brasileiros.