Católica comemora participação no Cine PE 2012

A Universidade Católica de Pernambuco comemora a participação na 16ª edição do Cine PE, realizada de 26 de abril a 2 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os sete dias do evento, um público de aproximadamente 17.500 pessoas visitou o stand da Unicap. Os visitantes eram recepcionados por alunos dos cursos de Jornalismo e Fotografia e estagiários da Assessoria de Comuniação da Católica, além do assessor cultural da Universidade, Léo Tabosa.

Quem chegava ao festival para conferir as produções locais e nacionais fazia questão de tirar uma foto junto ao mascote da Universidade e também com dois dos mais célebres personagens do cinema mundial, Charles Chaplin e Mary Poppins. Entre uma multidão de anônimos, apaixonados ou admiradores da sétima arte, o espaço da Católica também recebeu a visita de convidados ilustres, conhecidos do grande público. Estiverem presentes o repórter do programa CQC, da TV Bandeirantes, Rafael Cortez, os atores de novelas da Rede Globo Ângelo Antônio e Ney Latorraca, a atriz Bete Mendes e o apresentador e jornalista Pedro Bial.

Nos dias do evento, a Unicap também cedeu algumas salas de aula do bloco G4 para a realização de oficinas de roteiro, com José Roberto; direção, com Jorge Bodanzky; e trilha sonora, com David Tygel, promovidas pela organização do festival.

A parceria entre a Católica e o Cine PE surgiu a partir do convite dos organizadores do evento, Alfredo e Sandra Bertini, que procuraram a Universidade com o intuito de realizar, na instituição, a Mostra Cine PE Unicap – Um olhar para Moçambique, cujo principal objetivo foi o de dar a oportunidade aos alunos da área de comunicação de conhecer a produção audiovisual daquele país, se desvinculando das tradicionais produções hollywoodianas. “A oportunidade de ter participado como parceira do Cine PE foi bastante positiva para a Católica, pois, ao termos contribuído com o evento, associamos o nome da Instituição ao de um dos maiores e mais bem frequentados e reconhecidos festivais de cinema do país”, ressalta o assessor cultural da Católica, Léo Tabosa.

A Universidade Católica de Pernambuco não só comemora o bom resultado de sua participação no festival, mas também celebra a premiação de melhor edição de som, do curta-metragem “Dia estrelado”, que concorreu na categoria Mostra Competitiva de Curta-Metragens, de autoria de Nara Normande, com trabalhos técnicos de Tião, ambos ex-alunos do curso de Jornalismo da Unicap. Além da premiação no Cine PE, Tião também teve o seu curta-metragem “Muro”, com duração de 18 minutos, premiado no Regard Neuf (Olhar Novo), premiação da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Além dos ex-alunos do curso de Jornalismo, a Católica também comemorou a premiação de menção honrosa, concedida a Sandra Possani, aluna do curso tecnológico de Eventos da Universidade, e atriz do filme “Canção para minha irmã”, ficção com direção de Pedro Severien, também ex-aluno de Jornalismo da Unicap.