Católica começa a instalar ar-condicionados nas salas do bloco G

Quem estuda no bloco G da Universidade Católica de Pernambuco terá uma agradável surpresa no retorno às aulas. A Unicap deu início às obras de instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula do edifício. Ao todo serão colocadas 136 máquinas, sendo duas em cada sala. Por serem do tipo split, os aparelhos garantirão o silêncio necessário para não atrapalhar o professor. Cada ar-condicionado terá 36 mil BTU´s de capacidade. O investimento é de R$ 1,8 milhão. Os recursos são provenientes de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Todas as 68 salas do bloco G serão refrigeradas. De acordo com o escritório técnico da Unicap, cerca de oito mil estudantes circulam pelas dependências do prédio. O projeto de refrigeração levou em consideração a preocupação com o meio ambiente. O gás utilizado nas máquinas é o R-410, que segundo os técnicos, não agride a camada de ozônio.

O trabalho para a instalação dos ar-condicionados envolve cerca de 20 técnicos de uma empresa terceirizada. O pessoal está distribuído em três equipes que trabalham nas áreas elétrica, civil e de refrigeração. Eles estão preparando plataformas metálicas na fachada do bloco G que darão sustentação aos compressores. Os aparelhos, ainda em fabricação em São Paulo, serão alimentados também por três geradores movidos a óleo diesel. Eles entrarão em funcionamento nos horários de pico, das 17h30 às 20h30. No entanto, vale salientar que os ambientes serão refrigerados em todos os horários de aula.

As primeiras salas a serem climatizadas com os novos ar-condicionados estão localizadas no 2º andar do bloco G. A previsão é de que todos os ambientes estejam com o sistema de refrigeração funcionando até o final do próximo mês de maio. As aquisições dos equipamentos fazem parte das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional da Católica (PDI). O projeto de climatização foi elaborado em dezembro de 2009. Clique no link a seguir e conheça as dependências e laboratórios da Unicap que já são climatizados. (https://www1.unicap.br/assecom1/?p=4710).