Católica capacita funcionários de setores de atendimento

Fotos: Fátima Dantas – funcionária DGE

Funcionários de setores que fazem atendimento direto ao público estão participando de uma capacitação promovida pela gerência de Recursos Humanos da Universidade. A iniciativa é uma ação concreta do planejamento estratégico. Hoje à tarde (10), catorze colaboradores da Diretoria de Gestão Escolar, Tesouraria e Divisão de Ação Social vivenciaram trocas de experiência em dinâmicas de grupo e muito diálogo.

Karla Theonilla

As conversas giraram em torno das relações com o público interno e externo e até mesmo entre colegas. Em certo momento, os colaboradores compartilharam experiências de bons e maus atendimentos fora da Universidade em lojas, órgãos públicos, telemarketing, planos de saúde. A partir daí, foram estimulados a refletir sobre a importância e as características de um atendimento humanizado na Católica.

Conceição Pachêco

A condução dos trabalhos ficou a cargo da gerente de RH e professora do curso de Administração, Karla Theonilla, e de sua assistente Conceição Pacheco. “O que compõe o bom atendimento é a interação entre os setores”, explicou Karla ao citar como exemplo a Abordagem Sistêmica, conceito que vê a organização como um sistema. Karla também falou sobre a importância da interdependência e da motivação no trabalho como indutores de mudança.

A empatia na recepção, informação, orientação, direcionamento e agilidade foram algumas das características apontadas para a realização de um bom atendimento. Ao final, o clima era de descontração e de companheirismo entre os participantes. Outras turmas estão programadas para fazerem o treinamento. “A Universidade está olhando o outro com a importância que o outro tem. É um caminho sem volta”, afirmou Márcio Souza, colaborador da DAS, há 16 anos na Católica.

“Isso me dá mais motivação. Estou enxergando as mudanças com perspectivas maravilhosas de modernização da Universidade”, disse Nadirte Antunes, funcionária do Setor de Admissão da DGE, há 16 anos na Unicap. O projeto também conta com a participação de gestores. “As mudanças já vêm acontecendo há algum tempo e agora estão mais rápidas”, disse Jaidete Banholzer, tesoureira da Católica com 42 anos de Casa.