Casal chileno faz campanha na Unicap em prol da construção de escolas no Haiti

Foto: Divulgação

O Instituto Humanitas Unicap recepcionou no início desta semana, no campus da Universidade Católica de Pernambuco, o casal de jovens chilenos Cristian Fehrmann e Carolina Labbe, que deixou tudo em seu país para, em uma Kombi, sair estrada afora em direção a vários países da América Latina, com o intuito de divulgar a campanha “Um Dólar pelo Haiti”.

Foto: Angélica Zenith // O Casal chileno Cristian Fehrmann e Carolina Labbe, visita a Unicap, para divulgar campanha "Um dólar pelo Haiti"

A campanha, lançada pelos jesuítas do Chile, tem por objetivo a arrecadação de fundos para ajudar o Haiti, em especial no campo da educação, a partir da construção de três escolas da Fundação Fé e Alegria no país, visando ajudar a crianças mais necessitadas. Ex-estudantes de colégio de jesuítas, os jovens estão há quatro meses na estrada, e decidiram entrar na luta por essa causa, por se sensibilizarem com os problemas enfrentados pelo país, que, além de toda a pobreza, ainda foi alvo de um terremoto de grandes proporções. “Vemos a situação devastadora vivida por esse povo e muitas vezes ficamos parados, achando que nada podemos fazer. Se não podemos ajudar a reconstruir o que foi perdido, mas pelo menos façamos com que as crianças haitianas possam ter o direito ao serviço educacional. Estamos convictos que é, através da educação, que um povo pode se desenvolver”, argumenta Cristian Fehrmann.

Por terem estudado em colégio jesuíta, Cristian e Carolina decidiram visitar instituições da Ordem– colégios, escolas e universidades. “Os jesuítas são conhecidos por terem um bom regime educacional. Eles têm uma boa conduta, sabem educar. Sabem passar conhecimento”, explica Cristian Fehrmann. Entre os países já visitados, estão Argentina, Uruguai e Brasil. Por aqui, antes da chegada ao Recife, os defensores da causa haitiana já estiveram nas cidades de Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O próximo destino, após deixarem a capital recifense, será Fortaleza.

A Católica está ajudando, através do Instituto Humanitas, na divulgação do site da campanha – www.ignacianosporhaiti.org, onde podem ser feitas doações em dinheiro, em qualquer valor. Para bancar sua viagem, o casal vende produtos artesanais feitos por eles com materiais produzidos em seu país, e também tiram fotografias e as vendem. Na Unicap, os produtos estão sendo vendidos no hall do bloco G, onde são facilmente identificados, pois a Kombi que utilizam como veículo para viajar está devidamente identificada com o selo da campanha.

Panfletos com informativos sobre a causa também estão sendo entregues por eles aos estudantes que transitam diariamente pelo bloco G. “A Universidade, através do Instituto Humanitas, está cedendo o seu espaço para que possamos mostrar nossa proposta. Por ser uma instituição de grande visibilidade, por ser jesuíta, e ainda pelo fato de possuir uma grande quantidade de alunos, isso nos facilita a propagar ainda mais a nossa causa”, comenta Fehrmann.

Enquanto estiver no Recife, o casal ficará hospedando na residência dos jesuítas da Católica, onde devem permanecer por quatro dias, e depois devem seguir viagem até Fortaleza. “A Universidade Católica, através do Instituto Humanitas, recebe com alegria este casal de chilenos e os parabeniza por essa causa nobre. O fato da Universidade contribuir com eles reforça a ação do Instituto Humanitas Unicap, que é entre outras, interagir com a sociedade. Como instituição jesuíta, faz parte da nossa missão, promover o humanismo em todas as dimensões da vida acadêmica”, ressalta o Pró-reitor Comunitário e Coordenador do Instituto Humanitas, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne.