Cartilha educativa reforça a importância do voto limpo

DSC_3738Foi lançada na manhã desta sexta-feira (05), na Universidade Católica de Pernambuco, a cartilha da campanha Vote Limpo, produzida pelo Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral. A iniciativa é da Unicap em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil secção Pernambuco (OAB-PE) e com Arquidiocese de Olinda e Recife e com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral. A cartilha informa ao cidadão sobre os procedimentos para denunciar casos de irregularidades eleitorais, além de reforçar a importância do voto consciente.

Esta é a terceira edição da campanha. O Núcleo de Prática Jurídica da Católica oferece ao cidadão uma central de denúncias, onde há uma triagem das reclamações que serão direcionadas para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  Além da cartilha, a campanha também será veiculada através de peças publicitárias, como jingles e clipes, e de ações nas redes sociais.

O coordenador da campanha, Bruno Baptista, esclarece que o projeto busca reforçar uma participação política mais cidadã e responsável: “O principal objetivo dessa iniciativa é fazer uma campanha educativa para explicar ao eleitor qual a importância do voto”.

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, defendeu que é muito importante resgatar a confiança na representação política, e que instituições com credibilidade devem tomar a iniciativa de resgatar a ética no processo político: “É preciso sanar essa chaga que é a corrupção. Atividades como essas revelam um processo típico que é a formação contínua da educação de comunidade. Nesse caso, instituições com credibilidade precisam se unir para fomentar a credibilidade na política”, ressaltou o Reitor.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, enfatizou que a Igreja tem que acompanhar os debates políticos que interferem no cotidiano da comunidade: “A igreja tem que estar presente nas necessidades da sociedade. Estamos com esperança de que o Comitê produza resultados, que possa realmente ajudar na conscientização do voto.”.

De acordo com o Presidente da OAB, Pedro Henrique, “a ideia é difundir na sociedade o papel importante do controle cidadão das instituições para o aprimoramento do processo político”.

As denúncias contra as irregularidades eleitorais podem ser feitas no Ministério Público Eleitoral, à Polícia Federal ou à Ouvidoria da OAB-PE através do e-mail ouvidoria@oabpe.org.br, pelo telefone (81) 3424 – 1012 ou no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap, que fica na Rua Afonso Pena, 240 – Boa Vista. O telefone de contato é (81) 2129 – 4157.

Durante o lançamento da cartilha, o Reitor da Unicap convocou os demais membros da mesa para participar da votação do plebiscito constituinte, que reúne assinaturas em defesa de um Reforma Política exclusiva e de caráter popular. A consulta é conduzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) e demais movimentos sociais.