Boletim Unicap

Brasil promete oferecer 75 mil bolsas no exterior

Com informações do Portal Universia

Novo programa do governo deve oferecer 75 mil bolsas de estudos no exterior até 2014. Foi o que divulgou os ministros da educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, na última terça-feira (7). Os auxílios que beneficiarão desde estudantes do Ensino Médio até pós-doutorandos fazem parte do projeto “Ciências sem Fronteira”, que está previsto para ser apresentado à presidente da República Dilma Rousseff no próximo dia 15 de junho.

O programa contará com a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Enquanto a Capes se responsabilizará pela oferta de 40 mil bolsas, com estimativa de investimento de US$ 936 milhões ao longo de quatro anos, o CNPq distribuirá outras 35 mil bolsas. Os primeiros bolsistas devem ser selecionados no primeiro semestre de 2012.

 Para destacar a amplitude do “Ciências sem Fronteira”, Mercadante faz uma comparação do número de bolsas previstos para ser oferecido nos próximos três anos com o índice de auxílios concedidos em 2010, que fechou em 5,3 mil. A Capes prevê em 338% o crescimento no número de bolsas no exterior em relação a 2010.

 O novo programa priorizará as áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do Brasil, entre elas Engenharia e Tecnologia. Em três anos, serão destinadas 3 mil bolsas a estudantes de cursos técnicos de nível médio. Outras 15 mil bolsas serão destinadas aos alunos de educação profissional, sendo 6 mil para cursos superiores de tecnologia, 3 mil para licenciatura em matemática, física, química e biologia, 3 mil para bacharelado tecnológico e 3 mil para estudantes de nível médio.

 Os benefícios dos programas ainda estão em fase de negociação. Mas, além das bolsas de estudo, já estão garantidas as passagens aéreas e o seguro médico.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário