Brasil e Canadá oferecem bolsas para pesquisadores

Com informações da Assessoria de Diplomacia Pública e de Comunicação da Embaixada do Canadá no Brasil

O Canadá e o Brasil estão oferecendo bolsas para pesquisadores e estudantes de doutorado, através do programa Bolsas Canadá Brasil – Projetos Conjuntos de Pesquisa. Os pesquisadores brasileiros e canadenses interessados em participar do programa de apoio às pesquisas colaborativas financiadas em parceria pelos dois países têm até o dia 31 de março para se inscrever.

O programa visa estimular a colaboração entre equipes de pesquisa dos dois países, apoiando projetos de pesquisa conjuntos realizados por instituições de ensino superior do Candá e do Brasil em áreas estratégicas, como  governança democrática, geração de riqueza, segurança, ciência e tecnologia. As equipes de pesquisa devem ser formadas por um professor coordenador e, no máximo, cinco estudantes de doutorado do projeto. Cada doutorando receberá 8,4 mil dólares canadenses para uma estadia de seis meses no Canadá. Esses recursos ajudarão a cobrir os custos de subsistência, os vistos e as taxas de administração escolares, além da passagem aérea e do plano de saúde. O professor coordenador do projeto poderá receber, mediante solicitação, 3 mil dólares canadenses para fazer uma visita de 10 dias ao Canadá.

A duração do projeto é de 24 meses, com início rm setembro de 2011 e término em setembro de 2013. O financiamento será concedido pelo governo do Canadá por meio do Escritório Canadense de Educação Internacional. Em contrapartida, o governo brasileiro, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), financiará no Brasil as mesmas despesas para um grupo de até cinco doutorandos canadenses por projeto. O coordenador canadense também poderá receber, mediante solicitação, recursos para fazer uma visita de 10 dias ao Brasil.

Os  pesquisadores brasileiros devem se inscrever por intermédio da Capes, que prevê publicar edital até a terceira semana de fevereiro. No enanto, é importante que os grupos de pesquisa que pretendem trabalhar juntos apresentem propostas alinhadas. Os coordenadores brasileiros e canadenses devem concordar sobre as duas propostas paralelamente.

Este é o primeiro edital decorrente do memorando de entendimento assinado em agosto de 2010 entre o Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional e a Capes.. A expectativa dos governos canadense e brasileiro é de que os projetos resultem em mais publicações, intercâmbio científico e em uma cooperação bilateral mais intensa.

Mais informações no www.scholarships.gc.ca/academicinstitutionsCBAJRPcdn-etablissementBCBPdRCcdn-eng.aspx ou pelo fone (61) 3424.5429 ou (61) 3424.5424