Bolsistas do Pibic são premiados na 14ª Jornada de Iniciação Científica

Na tarde da última sexta-feira (31), aconteceu o encerramento da 14ª Jornada de Iniciação Científica, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. Na ocasião, foi realizada palestra com o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões, sobre “Desenvolvimento Tecnológico e Pesquisa em Pernambuco”, além  da premiação dos três primeiros colocados em cada área do conhecimento do CNPq e os três melhores na colocação geral.

O evento começou com a exibição de um vídeo, no qual o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens – que não pode estar presente – parabenizou os alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  (Pibic). Em seguida, a Coordenadora Geral de Pesquisa, da Unicap,Edilene Queiroz, e a Coordenadora do Pibic, Bereneuza Brasileiro, aproveitaram para agradecer aos alunos pelo empenho e aos patrocinadores da Jornada Científica.

Após a saudação, o presidente da Facepe, Diogo Simões, mostrou, através de gráficos, dados da evolução dos sistemas estaduais de pesquisa científica no Nordeste, o crescimento de investimentos para pesquisas e a expansão da iniciação científica no sistema universitário. “Temos que comemorar que os investimentos estão crescendo fortemente nos últimos anos. Isso causará uma expansão saudável na área das pesquisas científicas no estado”, afirmou.

Depois da palestra, os presentes estavam cada vez mais ansiosos para a divulgação dos premiados. O suspense ficou no ar por alguns instantes. A alegria dos alunos, professores e parentes “tomou” o lugar da ansiedade à medida que o nome dos estudantes foram aparecendo no telão. Os primeiros colocados ganharam prêmios como cursos de idioma presenciais e on-line, finais de semana no Atlante Plaza Recife, Mar Hotel Recife e Hotel Ouro Branco Praia e também mergulhos em navios naufragados no litoral de Pernambuco.

PRÊMIO – JOVEM PESQUISADOR PIBIC JÚNIOR

3º LUGAR
Aluna: VANESSA NATALIA DE LIMA
Orientadora: ARMINDA SACONI MESSIAS

Confira a lista dos premiados:

Ciência Biológicas

Pibic Júnior

1° lugar – Isabela Natália da Silva

Orientador: Prof. Marcus Túlio Caldas

“Fiquei muito surpresa com o resultado, mas estou bastante feliz. Espero seguir em frente com o meu projeto”, disse Isabela.

Ciências da Saúde

1° lugar – Camila Carolina Alves

Orientador – Paulo Veiga

2° lugar – Priscila Macedo de Paiva

Orientador – Eduardo Ériko

3° lugar – Ana Gabriela Leal

Orientador – Eduardo Ériko

“Esse é um momento muito gratificante. Foram 10 meses de muito sacrifício e empenho”, disse Camila

Ciências Exatas

1° lugar – Lucas Rocha Arruda

Orientador – Prof. Francisco Madeiro

2° lugar – Rejane Maria de Oliveira

Orientador – Kaoru Okada

3° lugar – Marcos José Canêjo

Orientador – Francisco Madeiro

“A pesquisa foi difícil, mas no final o trabalho ficou legal. Estou alegre pelo meu trabalho ter ganho”, falou Lucas.

Ciências Humanas

1° lugar – Flavia de Moura Rocha

Orientador – Profa. Cristina Brito

2° lugar – Marcos Julio Martins

Orientador – Prof. Marcus Túlio Caldas

3° lugar – Karoline Menezes

Orientador – Prof. Cláudio Vianney Malzoni

“Fiquei ao mesmo tempo surpresa e feliz com o resultado. Agora é só comemorar com as pessoas que me ajudaram”, disse Flavia

Ciências Sociais

1° lugar – Maria Azevedo Ximenes

Orientador – Prof. Fábio Tulio Barrozo

2° lugar – Amanda Rodrigues Fernandes

Orientador – Profa. Andrea Dornelas Câmara

3° lugar – Caroline Barbosa Rangel

Orientador – Cláudio Bezerra

“É um momento de muita alegria e felicidade. Espero no futuro dar continuidade ao projeto”, disse Maria.

Linguística, Letras e Artes

1° lugar – Rafaella Correia e Silva

Orientador – Profa. Nadia Pereira silva

2° lugar – Edson de Souza Lima

Orientador – Profa. Wanilda Maria Alves

3° lugar – Yuri Valadares

Orientador – Prof. Moab Duarte

Classificação Geral

1° lugar – Carolina Salazar Queiroga

Orientador – Profa. Marilia Montenegro Mello

2° lugar – Nathália Cecília Guedes

Orientador – Profa. Marilia Montenegro Mello

3° lugar – Monique Carla Souza

Orientador – Profa. Bereneuza Brasileiro

“Não esperava ganhar, pois nos últimos anos foi a área de exatas que teve os primeiros colocados. É a segunda vez que faço a pesquisa científica. Estou bastante alegre e feliz com o resultado”, contou Carolina.