Biologia cultural é tema de palestra no VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia

Com contribuição de Isabella Andrade

O último dia do VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (VIII SBEE), sediado pela Universidade Católica de Pernambuco e que tem como  tema “Discutindo Ciência Para Atender às Demandas Sociais”, contou com a realização de quatro palestras no período da manhã. Entre elas, a ministrada pela Profª Drª  Maria de Los Ângeles La Torre-Cuadros, do Peru, que abordou o tema “Para um enfoque biocultural nos programas de conservação”.

A palestrante iniciou sua exposição falando sobre a união entre a diversidade biológica e diversidade do homem. “Percebemos a diversidade de acordo com seu legado e sua experiência. A diversidade cultural pode utilizar uma série de práticas para a conservação dos recursos naturais”, enfatizou.

Ela citou Berkes y Folke (1998; Berkes et al. 2003) ao dizer que para o propósito da conservação é necessário entender as interações homem-natureza como um sistema socioecológico que afeta a biodiversidade (positivamente ou negativamente) e que não são sistemas estáticos, e que as delimitações entre os sistemas biológicos e sociais são arbitrárias e artificiais.

Em seguida, a palestrante explicou que a conservação implica na combinação dos ecossistemas naturais e das sociedades humanas. O complexo sistema de diversidade cultural não é simplesmente paralelo à diversidade encontrada no mundo natural, é profundamente inter-relacionado com este.  O monitoramento de sistemas está baseado em critérios e indicadores que deverão ser construídos em um espírito de co-construção. Eles deverão desenhar assim que possível o conhecimento local e um sistema informal preexistente para coletar dados que podem ser referidos como pré-indicadores.

Confira outras palestras realizadas ao longo da semana:

1. Tema – Etnoecología y Conservación en Latinoamérica
Palestrante: Dr. Victor M. Toledo (Universidad Nacional Autonoma de México)

Dia: 09/11/2010

2. Tema – Sociobiodiversidade Urbana: por uma etnoecologia das cidades
Palestrante – MSc. Emmanuel Duarte Almada (UFMG – Brasil)

3. Tema – Cosmovisão e conservação do patrimônio biocultural
Palestrante – Dr. Gilton Mendes dos Santos (UFAM – Brasil)

Local: Auditório G2.

4. Tema – Ecologia & Etnoecologia: Cruzando Fronteiras na Perspectiva Socioambiental
Palestrante – Dr. José Geraldo Wanderley Marques (UEFS – Brasil)

5. Tema – A Floresta dos Segredos: Encontros Etnobotânicos pela Visão Colonial
Palestrante – Ph.D Robert A. Voeks (California State University – EUA)

Local: Auditório G1.

6. Tema – Conocimiento botánico tradicional en contextos culturales en proceso de cambio.
Palestrante – Dra. Ana H. Ladio (Universidad Nacional del Comahue – Argentina)

Local: Auditório G2.

7. Tema – El rol del conocimiento etnobotanico y etnoecologico en las ciencias de la conservación
Palestrante – Dra. María de los Angeles La Torre Cuadros (Universidad Nacional Agraria La Molina – Peru)

Local: Auditório G1.

8. Tema – Plantas alimentícias não-convencionais (PANCs)
Palestrante – Dr. Valdely Ferreira Knupp (IFAM – Brasil)

Local: Auditório G1.

9. Tema – Para além do bem e do método: por que “fazemos” etnobiologia e etnoecologia?
Palestrante – Dr. Ângelo Giuseppe Chaves Alves (UFRPE – Brasil)