Aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais recebe pesquisadora da UFRPE

O semestre letivo do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais começou com uma palestra da Profª Drª Ana Porto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ela falou sobre biotecnologia, bioprocessos e brioprodutos tendo como ponto de partida estudos elaborados em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Unicap (NPCiamb).

Fotos: Carla Siqueira

Ana apresentou dados de uma pesquisa sobre o isolamento de enzimas a partir de micro-organismos da coleção do NPCiamb que podem ser utilizados na indústria farmacêutica. “Trabalhamos com a microbiota do bioma da caatinga a exemplo de penas de galinha e resíduo de caju”, explicou.

A aula também contou com explanações de recém-egressos do Mestrado da Unicap. Eles falaram sobre experimentos usados nas dissertações. Sheila Santiago submeteu sua pesquisa em fevereiro deste ano. Ela trabalhou com um tipo de carvão ativado a partir de fibra de coco e bagaço de uva. O projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) “gerou patente e rendeu artigo em revista científica internacional”, contou.

Armando e Sheila

Outro egresso que também falou sobre sua experiência no Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Unicap foi Armando José Gomes Filho. A pesquisa dele usa semente de moringa para extrair sal de água salobra no Sertão de Pernambuco e os rejeitos, em vez de serem descartados no ambiente, também são reaproveitados. “Nós conseguimos retirar elementos químicos que prejudicam o solo e o gado”. Os dois projetos foram orientados pela Prof.ª Drª Arminda Saconi.

O nível da produção científica do Mestrado  alimenta a expectativa da criação de um Doutorado em Desenvolvimento de Processos Ambientais na Unicap. É o que revela a coordenadora do programa, Profª Drª Galba Takaki. “Estamos correndo para entregar toda a documentação e o projeto. Espero que até o final do ano, possamos anunciar o doutorado”, disse, ressaltando que cinco egressos do Programa da Unicap foram aprovados no doutorado da UFRPE.