Aula inaugural da especialização em Escrita Criativa teve oficina de professor da PUC-RS

O professor Assis Brasil, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é considerado uma das maiores referências em oficina literária de escrita criativa do país. Ele foi o convidado da aula inaugural do curso de especialização em Escrita Criativa da Unicap, na noite desta sexta-feira (16), no anfiteatro do bloco G4.

Além do convidado de honra, a coordenadora do curso, Profª Drª Patrícia Tenório, preparou uma recepção caprichada para os alunos. Cada um recebeu um girassol. “Esta flor representa fonte de vida, o girassol vai atrás do sol, da luz”, explicou ela ao fazer uma metáfora com a busca pela criação.

Durante a aula magna, Assis explicou o conceito de criação a partir de contextos históricos. De acordo com ele, a ideia de criar como sendo algo próprio do ser humano surgiu no Renascimento com o poeta Torquato Tasso. “Antes a criação era algo atribuído somente a Deus. Na época, Tasso foi acusado de blasfêmia”, contou.

Em outro momento, Assis fez uma diferenciação entre imaginação e criação. “Criar supera a imaginação. Se a imaginação é estéril, a criação é capaz de produzir algo. Se quiser criar, é preciso ultrapassar a fase da imaginação”, explicou o professor a partir de uma análise da gravura El sueño de la razón produce monstruos, do pintor espanhol Francisco de Goya.

A metodologia de Assis Brasil estabelece um diálogo interdisciplinar entre a pintura e a literatura. E foi a partir disso que ele elaborou um exercício prático com a turma. Os alunos foram convidados a escrever um texto de ficção em primeira pessoa a partir da observação da foto de uma escultura do artista italiano Bruno Walpoth, que trabalha com esculturas hiper-realistas em madeira. “A arte nos chama a participação. Então a literatura feita com qualidade nos inquieta”.

A especialização em Escrita Criativa terá na programação várias outras oficinas. Em setembro, Altair Martins abordará a poesia. Em outubro, Arthur Telló vai falar sobre contos. O encerramento, previsto para maio de 2020, terá como tema A Literatura e Outras Linguagens, com Bernardo Bueno, o primeiro doutor em Escrita Criativa do país. “Nosso curso é fruto de parceria entre a Unicap e a PUC-RS. São oito disciplinas e quem concluir a especialização aqui poderá usar parte dos créditos para um mestrado ou doutorado na PUC-RS”, explicou Patrícia Tenório.