Atividades do curso pré-universitário do Fé e Alegria terminam em clima de confraternização

Os alunos do curso Pré-universitário, promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap),  tiveram um dia diferente  sexta-feira (25). O último dia de atividades foi em clima de descontração e confraternização.

A psicóloga Rosária Albuquerque iniciou o dia com um momento de relaxamento, quando alunos e professores dançaram ao som da música “Desengonçada”, de Bia Bedran. Depois de agitar, todos foram convidados por Rosária a refletir e se concentrar. Pensaram em como eles chegaram no Fya, o que aconteceu no decorrer do ano, qual o caminho que cada um fez e o que vai acontecer daqui para frente. Rosária Albuquerque disse que “é no silêncio que encontramos nossas forças e fraquezas”.  Em um caminho feito por cartolina, os estudantes e funcionários do Fya pintaram o resultado da reflexão feita.

No segundo momento do dia, os professores fizeram uma retrospectiva do ano, falaram um pouco com os alunos, agradecendo, desejando sorte e passando mensagens positivas. O professor de história, Anderson Barbosa mostrou um vídeo em homenagem aos estudantes. Todos assistiram a outro vídeo também que foi feito com fotos das turmas do Fya com mensagens a eles.

Para finalizar o dia, a psicóloga Rosária Albuquerque fez uma brincadeira com todos. Formaram um círculo e ela passou um cordão moldando a roda. Todos seguraram com uma mão e com a outra seguraram a corda que estava na frente de cada um.  “Quando chegaram aqui, vocês estavam iguais ao cordão, cada um no seu canto, sem se misturar. Quando a gente começa a conhecer o outro, começa a se aproximar dele. Mas agora vocês estão se despedindo, por isso vocês vão pegar uma tesoura e cortar esse cordão. Apesar da gente não querer cortar o laço, é necessário cortá-lo, pelo menos fisicamente”, falou Rosária. E terminou dizendo: “Sejam bem-vindos sempre, amamos vocês e tenham certeza sempre que vocês vão conseguir o que querem”. Em seguida, todos partilharam de um lanche.