Astepi promove palestra sobre Direitos do Consumidor em Águas Compridas
|A professora Maria da Conceição, do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Católica de Pernambuco – Astepi, promoveu uma palestra sobre Direitos do Consumidor, no núcleo de Águas Compridas, na última quarta-feira (26).
A palestra foi direcionada para os idosos e contou com a presença da professora Maura Gomes, responsável pelo atendimento de orientação ao consumidor na sede da Astepi , e do advogado e voluntário Madson Freitas. Ambos discorreram sobre a importância do cidadão ser um consumidor consciente e exigir os seus direitos, tal como a nota fiscal de compras e serviços.
O advogado citou exemplos de diversas situações em que o consumidor deve procurar pelos seus direitos e deixou clara a importância de procurar um profissional quando necessário. Também discutiu com o público alguns mandamentos do Procon. As pessoas presentes participaram dando exemplos pessoais e tirando suas dúvidas.
Os 10 mandamentos do Procon:
1 – Não gaste mais do que você ganha;
2 – Tenha cuidado com o crédito fácil;
3 – Não assuma dívida sem antes refletir e conversar com sua família;
4 – Leia o contrato e os prospectos;
5 – Exija informação sobre as taxas de juros mensais e anuais;
6 – Exija o prévio cálculo do valor do total dívida e avalie se é compatível com sua renda;
7 – Compare as taxas de juros dos concorrentes;
8 – Não assuma dívidas em benefícios de terceiro;
9 – Não assuma dívidas e não forneça seus dados por telefone ou pela internet;
10 – Reserve parte de sua renda para as despesas de sobrevivência.
Com o objetivo de integrar a Universidade à sociedade, a Astepi vem desenvolvendo ao longo dos seus 37 anos atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornando-se também um instrumento de promoção e justiça social através da prestação de serviços. “A nossa preocupação em prestar serviços à população carente não está limitada a procurar reparar os direitos violados, mas também realizar um trabalho preventivo de conscientização dos direitos e deveres do cidadão através de palestras educativas”, explicou a professora Maria da Conceição.