Assistente do Padre Geral para a América Latina Meridional visita a Unicap e celebra missa

Cruzado 3A agenda do Padre Miguel Cruzado no Brasil é intensa. Em cerca de um mês, ele visitou as comunidades jesuítas em Belém, Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O Assistente do Padre Geral para a América Latina Meridional fica dois dias na Unicap e daqui ele seguirá para João Pessoa de onde partirá de volta para Roma.

Capela plano abertoPouco antes de celebrar uma missa na Capela da Unicap, o jesuíta peruano falou sobre suas primeiras impressões sobre a Universidade. “É um ambiente muito dinâmico e de muitos projetos. Há diálogo com a sociedade e preocupação com os mais pobres. Todas as frentes da Missão estão aqui”, disse Cruzado ao ressaltar o sentido apostólico, pastoral e espiritual da obra jesuíta em Pernambuco. Amanhã (1º) ele visitará o Fé e Alegria e o Liceu Nóbrega.

Pe CruzadoDurante a missa co-celebrada pelos outros jesuítas da comunidade da Unicap, Padre Pedro apresentou padre Cruzado e pediu aos presentes uma salva de palmas para simbolizar a acolhida dele. Durante a eucaristia, Cruzado falou sobre a onipresença de Deus e da tradição espiritual da Universidade e de Santo Inácio de Loyola. “Deus está nesta Capela, na Síria, em Israel, nos estudos da filosofia e da medicina”.

Em outro momento, Padre Cruzado falou sobre a confiança que se deve ter em Deus e sobre a importância de defender a onipresença Dele. “Não se deve calar, nem negligenciar as coisas de Deus. Não podemos nos calar diante dos preconceitos. Devemos defendê-lo com humildade, coragem e força”.

Ao final da eucaristia, Padre Pedro agradeceu a presença do Padre Cruzado e o convidou para uma nova visita. “Essa foi muito rápida. Você pode voltar para ensinar espanhol pra gente. Volte sempre. A casa é sua”.