Assembleia Legislativa de Pernambuco presta homenagem à Unicap pelos seus 75 anos

Fotos: Adelson Alves / Fotografia Unicap

Uma reunião solene na noite desta segunda-feira (29) marcou as homenagens da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelos 75 anos da Unicap. O evento aconteceu no auditório Senador Sérgio Guerra. O requerimento (5.260/2018) que resultou na homenagem partiu da deputada estadual Teresa Leitão (PT) e foi aprovado por unanimidade por todos os parlamentares. A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Casa deputado Eriberto Medeiros (PP); pelo Reitor Prof. Dr. Padre Pedro Rubens; pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Profª Drª Valdenice José Raimundo; pelo Pró-reitor de Graduação e Extensão Prof. Dr. Degislando Nóbrega; pelo Pró-reitor Administrativo Márcio Waked; e pelo secretario de Educação Fred Amâncio que representou o Governo do Estado.

Durante seu pronunciamento, Teresa falou da relação afetuosa com a Católica. Ex-aluna do curso de Pedagogia, ela se formou na década de 1970. Também se formaram na Católica dois irmãos (o mais velho em Jornalismo), uma filha e uma tia dela.  “A querida Unicap é um orgulho para Pernambuco. A sua existência também é um orgulho para esta Casa. Sua idade, 75 anos, já anuncia o tamanho de seu trabalho e a contribuição que já prestou ao nosso Estado, ao Nordeste brasileiro e ao Brasil”.

A parlamentar destacou ainda a Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) que “financia projetos de pesquisa científica com objetivo de proporcionar aos alunos da instituição uma maior compreensão e conhecimento nas áreas de Sustentabilidade Ambiental e Social , Saúde, Educação e Promoção de Direitos Humanos”. Ainda durante o discurso, Teresa mencionou um pouco da história da Unicap ao relembrar a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega em 1943; a criação da Faculdade de Direito em 1959; e as dificuldades enfrentadas depois do Ato Institucional Nº 5 de 1968.

Ela também comentou os objetivos presentes no Estatuto da Universidade que foi reformulado ano passado. “Em tempos de tentativas de mercantilização da educação, com propostas de educação à distância como solução para o déficit de salas de aula, reafirmar a ‘indissociabilidade’ do Ensino, Pesquisa e Extensão é ter compromisso firme com a educação e o futuro soberano de nossa nação”. Em outro trecho ela afirmou que “nesses tempos de tanta violência verbal na política, que se transmuta para as vias de fato, precisamos do humanismo pregado e praticado na Católica”.

Em tom de agradecimento, Padre Pedro destacou a missão, os valores e as marcas da pedagogia inaciana, além da nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. “Esse conceito é válido para faculdades e centros universitários, mas as exigências para uma universidade são bem maiores do que para essas outras instituições que estão exibindo a nota cinco”, disse ele ao comentar o reconhecimento de excelência acadêmica proporcionado pelo conceito.

Em outro trecho de seu discurso, o Reitor comentou o atual o contexto brasileiro. “Ao longo desse processo eleitoral, assistimos ações e expressões que nos envergonham. O momento atual brasileiro é muito triste, palco de muitas crises justapostas. Crise de civilidade, crise de cordialidade, crise de esperança”. Ainda de acordo com Padre Pedro, a criação da escola de política da Unicap, o Instituto Politeia, e da graduação em Ciências Políticas visam elevar o nível e trazer o debate para o ambiente universitário. “Temos que formar novas gerações com memória crítica do passado e perspectiva de futuro, diminuindo o risco de perdas democráticas em nome da barbárie. Nós temos um patrimônio democrático e as próximas gerações precisam ser preparadas para ampliá-lo”.

Ao final, Padre reforçou os agradecimentos a Teresa Leitão e à Alepe. “Uma professora que não foge à luta em nome de quem agradeço essa singela homenagem prestada por esta grande Casa, a Assembleia Legislativa. Que esta Casa de Joaquim Nabuco possa continuar honrando compromissos com o povo pernambucano sem perder a perspectiva das lutas libertárias e consolidando a nossa frágil democracia. Nessa missão comum, de fortalecimento dos ideais humanitários, das lutas democráticas e da formação cidadã, nós somos solidários e parceiros desta Casa”.

Em nome da Unicap, o Reitor recebeu uma placa comemorativa da Alepe e em retribuição entregou a parlamentar Teresa Leitão uma xilogravura de Jota Borges. O evento contou ainda com a participação Percy Marques e Laís Xavier, do MPB Unicap. Nas palavras de encerramento, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), agradeceu a deputada Teresa Leitão e parabenizou a Unicap registrando que foi aluno da Professora Doutora Honoris Causa Mirian de Sá Pereira no curso de Direito. “Um privilégio não só nosso, mas de tantos deputados desta Casa”.